Concertos, animação de rua, oficina de trabalhos manuais, espectáculos de dança, etnografia, contos de Natal, showcooking, e muitos doces natalícios, num programa de Natal que promete fazer as delícias de pequenos e graúdos. As iniciativas têm início já este sábado (3) e estendem-se até 7 de Janeiro.
O arranque das festividades natalícias está agendado para amanhã, na Igreja da Misericórdia de Soure, com a apresentação do espectáculo “40 Anos, 40 Concertos, 19 Personalidades Femininas da Região de Coimbra”, uma iniciativa que “integra a programação do projecto “Coimbra Região de Cultura 2.0 – Mulheres e Lugares”, promovida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, da qual o Município faz parte”, e que está a cargo do “Coro de Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, que desenhou o programa levando a música e a ‘Canção de Coimbra’ aos 19 concelhos da Região, numa inequívoca e importante aproximação da Cultura às populações locais”, destaca Mário Jorge Nunes, presidente da Câmara de Soure.
O reabilitado mercado municipal de Soure volta a ser, à semelhança do ano passado, o ‘centro nevrálgico’ da programação natalícia na vila, com actividades ao longo das próximas semanas pensadas para potenciar o comércio local e “a vinda de pessoas à sede do concelho”.
De acordo com o autarca sourense, “todo o programa do Mercado de Natal foi desenhado a pensar na actual conjuntura”, onde o “orçamento é mais poupadinho, cerca de 20.000 euros, mas não perde a magia da quadra”. Mário Jorge Nunes revela que “o horário das iluminações de rua é mais rigoroso e foi ajustado”, de forma a evitar “desperdícios”. Também “as actividades propostas são mais comedidas”, ainda que considere o “programa muito completo” e capaz de “atrair diversos públicos”, onde se “incluí a participação de escolas, creches, instituições e comerciantes do concelho”.
As actividades vão centrar-se sobretudo nos dois fins-de-semana que antecedem o dia de Natal. Para dia da Imaculada Conceição, 8 de Dezembro, feriado nacional, está prevista a chegada do Pai Natal, com animação de rua e o espectáculo circense “Andantino”, a cargo da Companhia Marimbondo.
No dia seguinte (9) é a vez do Chef João Feliz apresentar um delicioso showcooking, no âmbito do projecto “Rota dos Mercados”, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, no Mercado Municipal, e na Praça Heróis Coutinho e Cabral dão-se as boas-vindas à antiga tradição do Madeiro de Natal, com a Tuna da APPACDM de Soure, e os grupos folclóricos e etnográficos de Granja do Ulmeiro e de Ribeira da Mata.
Para os fins-de-semana estão agendados muitos workshops, oficinas de trabalhos manuais, espectáculos de dança e sessões de contos. A Câmara está ainda a apoiar a Associação Empresarial de Soure na dinamização de algumas acções, como o sorteio de Natal, e tem programado para o dia 7 de Janeiro um concerto de Natal/Ano Novo.
O autarca relembra que “tivemos três anos muito difíceis, com a pandemia por covid-19 e uma guerra na Ucrânia”, e por isso tem “muita esperança, talvez até redobrada, de que 2023 será um bom ano para todos”. Mário Jorge Nunes, garante que “em primeiro lugar está o bem-estar da nossa população, e isso tem vindo a ser assegurado”. Desta forma, e “ainda que não estejamos como gostaríamos, o Município de Soure está bem e com muita força para enfrentar as adversidades”, finaliza, convidando “a que se celebre a quadra do Natal com esperança e alegria”.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM