17 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Miriam Leal eleita Jovem Autarca com Inês Santos e Manuel Moderno na vereação

16 de Dezembro 2022

Miriam Pereira Leal, aluna do curso de ciências e tecnologias do Colégio João de Barros, em Meirinhas, foi eleita Jovem Autarca de Pombal, numas eleições em que participaram 1.474 estudantes do concelho, correspondendo a 67,56% de votantes. Inês Santos e Manuel Moderno, alunos da Escola Secundária da Guia e do Instituto D. João V (Louriçal), respectivamente, foram eleitos vereadores.

A iniciativa, promovida pelo Município de Pombal pelo segundo ano consecutivo, “pretende motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valorizando a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres enquanto cidadãos”, revela a autarquia em nota de imprensa.

Nas eleições, que se realizaram nesta quinta-feira, 15 de Dezembro, Miriam Leal alcançou 419 votos, enquanto Inês Santos somou 290 e Manuel Moderno 245. Os restantes candidatos: Beatriz Silva, Ivo Jorge, Dinis Marques, Telmo Silva e Diogo Rebola constituem a Assembleia de Jovens Autarcas.

Sob o lema “E o futuro? Construímos juntos?”, a candidatura de Miriam Leal prevê três objectivos para o seu mandato. A primeira proposta consiste na organização de uma semana desportiva, durante a qual serão realizados torneios de diversas modalidades, visando sensibilizar para o combate ao sedentarismo.

A segunda proposta prevê a criação de uma caixa de sugestões, através de uma plataforma online, para que “os jovens possam colocar as suas dúvidas e enviar comentários e opiniões sobre o que está a ser feito, ou possa a vir a ser feito, no concelho”.

Miriam Leal propõe, ainda, a organização de uma Feira de Futuro, com o objectivo de “informar os jovens, e esclarecer dúvidas, acerca das opções disponíveis à saída da escolaridade obrigatória”, como a prossecução de estudos no ensino superior.

A recém-eleita Jovem Autarca pretende “dar a devida atenção” às propostas dos jovens, no sentido de “incluir todos os que querem dar o seu contributo para o desenvolvimento do concelho de Pombal”.

A cerimónia de tomada de posse da Jovem Autarca deverá realizar-se durante a primeira quinzena de Janeiro de 2023.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM