13 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal favorável à desagregação da União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca

9 de Dezembro 2022

A Câmara de Pombal emitiu, por unanimidade, parecer favorável à desagregação da União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca.

A deliberação teve em consideração que a Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca se pronunciou favoravelmente à desagregação e que a auscultação pública foi maioritariamente no sentido da separação.

Por outro lado, reconhece o consenso político e partidário que ocorreu na votação unânime da proposta de desagregação aprovada em sede da Assembleia de Freguesia e no parecer favorável emitido pela respectiva junta.

Em 18 de Setembro, a maioria dos votantes numa auscultação pública nesta União de Freguesias disse “sim” à desagregação.

A auscultação foi realizada nas três antigas freguesias, com sete mesas de voto no total, e com questão idêntica aos eleitores, que passava por saber se pretendia que a sua ex-freguesia deixasse de fazer parte da União de Guia, Ilha e Mata Mourisca.

Segundo dados enviados à agência Lusa, dos 5.642 eleitores inscritos, votaram 1.722, sendo que, destes, 1.288 quiseram a desagregação, que venceu tanto na Guia, como na Ilha e na Mata Mourisca. O “não” teve 417 votos e houve oito votos brancos e nove nulos. A taxa de abstenção foi de 69,48%.

De acordo com informação da comissão eleita pela Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, disponível no sítio na Internet desta autarquia, “a auscultação pública é uma forma de obter a opinião da população sobre um determinado assunto, não tendo poder vinculativo sobre a Assembleia de Freguesia, mas que servirá como base orientadora na tomada de decisão”.

A União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca é liderada desde 2017 por um grupo de cidadãos independentes, que ganhou a autarquia ao PSD e a manteve nas eleições autárquicas de Setembro de 2021.

Um elemento da comissão, Luís Couto, disse na ocasião que “esta auscultação pública fazia parte do programa eleitoral com que o grupo de cidadãos independentes voltou a candidatar-se” e referiu que em 2017 já havia esta intenção, “porque a agregação de freguesias foi feita sem ouvir a população”.

Também a União das Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, no mesmo concelho, deverá avançar para a desagregação, após o “sim” à separação ter ganhado na auscultação pública realizada em Outubro.

Lusa


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM