A Câmara Municipal de Penela está a ultimar um protocolo com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra “com o objectivo de estabelecer uma cooperação abrangente no âmbito da Educação”.
De acordo com o autarca Eduardo Santos, trata-se de um protocolo de “aba larga” que pretende capacitar o Município para “as novas atribuições que assumimos no âmbito da descentralização de competências”.
“Porque sabemos que a nossa acção municipal nesta matéria é de extrema sensibilidade, porque nos queremos capacitar para as novas atribuições que assumimos no âmbito da descentralização de competências e porque pretendemos fazer delas bom uso, não deixando que a pedagogia seja afectada, mas não permitindo também que seja uma arma de arremesso ou um chapéu onde cabe a discricionariedade”, afirmou o presidente da Câmara no decorrer da Gala da Educação/Crédito Agrícola, realizada no passado sábado (26).
De resto, o formato daquela gala e também o do Fórum da Educação serão revistos no âmbito daquele protocolo, anunciou o autarca.
“A proposta é que, através de um modelo colaborativo, entre o Município, a Universidade, o nosso agrupamento de escolas, pais, encarregados de educação e alunos, possamos, todos, em conjunto, construir o novo modelo de gala, a implementar já no ano que vem”, referiu.
Eduardo Santos sublinhou que “a área da educação é absolutamente fundamental para o desenvolvimento de qualquer concelho e Penela não é excepção. Por isso, é para nós uma prioridade, porque entendemos a Escola pública como o local de sementeira da sociedade que queremos construir no presente e projectar no futuro”.
“A nossa aposta na Educação já é visível por muitos de vós, designadamente na relação escola-casa e casa-escola, através da plataforma tecnológica que este ano adquirimos e que já entrou em funcionamento. Já estamos a aproveitar a descentralização para investir e aproximar os encarregados de educação da vida escolar activa dos seus educandos, simplificando processos e melhorando o acesso à informação e disponibilização de serviços e actividades”, frisou.
Competências e atitudes
A Gala da Educação 2022 distinguiu 165 alunos do concelho, dos vários ciclos de ensino, com prémios de mérito académico, de valor e desportivo.
A directora do Agrupamento de Escolas Infante S. Pedro, de Penela, Fernanda Dias, congratulou-se com o aumento do número de alunos distinguidos, enfatizando que os prémios de mérito atribuídos anualmente “pelo desempenho, pela dedicação, esforço e trabalho, e também pela participação em acções meritórias”, se integram numa concepção de ensino e aprendizagem em que se pretende “reconhecer competências e atitudes dos alunos que se tenham evidenciado nos domínios cognitivo, cultural, pessoal e social”.
Na sua intervenção no decorrer da gala, Fernanda Dias destacou ainda que “no último ano lectivo a taxa de sucesso no nosso agrupamento se situou em 99,33% e que a qualidade do sucesso que também medimos – alunos que têm notas 4 e 5 – aumentou de acordo com a meta que tínhamos definido no projecto educativo, e que era de 5%”, reforçou.
A directora do agrupamento de escolas penelense evidenciou também o primeiro prémio nacional, obtido recentemente pelo projecto de mentorias #estoucontigo, na categoria Cidadania e Inclusão da Escola Amiga da Criança, alcançado graças “ao excelente trabalho realizado com os mentores, que dispõem do seu tempo para ajudar os outros”.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM