18 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

‘Penela Presépio’ espalha magia natalícia durante um mês

4 de Dezembro 2022

O Penela Presépio abre portas no próximo dia 8 (quinta-feira) para um mês de magia natalícia naquele concelho. Com a zona envolvente ao castelo em obras, a Praça da República volta a acolher, de novo este ano, o presépio animado, chamariz de um evento que se afirmou como uma das grandes referências da quadra na região. Mas muitas outras actividades se estendem ao longo das próximas semanas.

Instalado numa tenda coberta e climatizada, o presépio animado junta mais de duas centenas de figuras, que ganham vida com o recurso a tecnologia e a impressões 3D, contando “histórias” do tempo que antecedeu o nascimento de Jesus.

“A realização do presépio animado na Praça da República, à semelhança do ano passado, permite-nos descentralizar pela vila os pontos de interesse, que antes se focavam muito no castelo. É ali o seu lugar natural, mas vamos ter de nos reajustar às vicissitudes das obras em curso”, afirma o presidente da Câmara, Eduardo Santos, sublinhando, contudo, que esta opção permite “ter mais gente a circular pela vila de Penela, ajudando a dinamizar a economia local, um dos nossos grandes objectivos”.

O presépio animado, este ano com uma configuração um pouco diferente, está de portas abertas nos dias úteis, das 10h00 às 18h00, com encerramento às segundas-feiras. Aos sábados, domingos e feriados, estará em funcionamento das 10h00 às 19h00, com excepção dos dias 24 e 31 de Dezembro, em que o horário será das 10h00 às 17h00, e nos dias 25 e 1 de Janeiro de 2023 estará aberto das 14h30 às 19h00.

No exterior da tenda volta a funcionar o Mercadinho de Natal, com a exposição e venda de produtos endógenos e artesanato.

Para animação também dos mais novos, no Parque das Águas Romanas funcionará, de novo, um parque de diversões infanto-juvenis.

Do programa constam ainda actividades culturais e desportivas e outra animação, sobretudo, aos fins-de-semana e feridos.

Uma das novidades do evento é a ‘construção’ de um presépio na Cumeeira, no seguimento de “um apelo que lancei às juntas, em 2021, de criarmos uma rota, uma oferta, de todas as freguesias relacionada com o Natal e com o Penela Presépio. A Junta da Cumeeira decidiu já este ano aceitar esse desafio e vai ter um presépio numa pequena tenda, com referências às tradições da freguesia, numa parceria com a comunidade local”, salienta o autarca.

Presépio Tradicional do Espinhal

Como é tradição, no âmbito do “Penela Presépio”, entre 8 de Dezembro e 8 de Janeiro, o Espinhal apresenta o seu Presépio Tradicional, uma representação em modo natalício da freguesia, dos seus lugares e das suas gentes, numa área de cerca de 600 metros quadrados.

A funcionar no mercado local, o presépio é também já uma marca da vila do Espinhal e do concelho, agregando igualmente um mercadinho de Natal.

Mas o Espinhal tem mais para oferecer nesta quadra. Na igreja matriz, a tradição de dezenas e dezenas de anos por ali manterá o histórico presépio e no Centro Escolar e na Cerci estará patente uma exposição de presépios.

O programa natalício contempla ainda animação infantil e sociocultural.

“Somos assumidamente a ‘vila presépio’ e pretendemos manter viva a marca Penela Presépio, valorizando-a cada vez mais no futuro”, enfatiza Eduardo Santos, convicto de um aumento de visitantes ao evento, agora que a pandemia deu tréguas.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM