O Balcão Único do Prédio (BUPi) de Penela já finalizou 19.157 processos de representações gráficas georreferenciadas (RGG). Este número “muito significativo”, representa uma área superior a 36% do concelho, o que é “muito positivo tendo em consideração que esta zona é caracterizada pela existência de minifúndios”, admite a autarquia revelando que “vai continuar a impulsionar esta operação de cadastro simplificado dos prédios rústicos em todo o concelho, que tem carácter gratuito até Agosto de 2023, segundo a legislação actualmente em vigor”.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Penela foi uma das primeiras do país a iniciar o processo de registo cadastral simplificado dos prédios rústicos, tendo integrado um projecto piloto de georreferenciação do Pinhal Interior. Quase cinco anos volvidos, a autarquia, através do BUPi, já finalizou 19.157 RGG’s, um dos números mais elevados a nível nacional. Por freguesia, já foram finalizadas 2349 RGG em Podentes; 9878 RGG na União de Freguesias de S. Miguel, Sta. Eufémia e Rabaçal; 4369 RGG na Cumeeira; e 2561 RGG no Espinhal.
O BUPi é uma plataforma que permite aos proprietários identificar os seus prédios rústicos e mistos, de forma simples e gratuita, num balcão (que em Penela funciona nos Paços do Concelho) ou online (https://bupi.gov.pt/).
De acordo com dados revelados pela edilidade, este projecto é financiado com 34.255,30 euros do FEDER, sendo elegíveis despesas de software informático e recursos humanos.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM