17 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Festival FICA quer “prender” a Alvaiázere neste Natal

3 de Dezembro 2022

Veio para FICAr! A segunda edição do Festival de Inverno do Concelho de Alvaiázere (FICA) tem início no próximo dia 9 para quatro semanas de inúmeras actividades direccionadas para todas as idades. Animação natalícia, concertos musicais, desporto, cultura e produtos regionais são factores de atracção para o evento que decorre até 8 de Janeiro de 2023.

“A ideia é dar à população de Alvaiázere motivos para que fiquem por aqui, que vivam esta quadra da melhor forma, em comunidade, em família, e ao mesmo tempo que também se consigam atrair visitantes”, refere João Paulo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal, autarquia que dinamiza o FICA.

Devido ao evoluir da pandemia a primeira edição, realizada no ano passado, foi cancelada antes de chegar à data final prevista, mas enquanto decorreu “foi um sucesso”. “Este ano, já com mais experiência vamos tentar fazer um evento com mais qualidade e mais ao encontro daquilo que foi o retorno das pessoas”, antecipa o autarca, sublinhando que em relação a 2021 haverá uma maior concertação das actividades no espaço físico existente, para além de outros “pequenos ajustes”.

No vasto programa, o FICA integra concertos musicais com Herman José, Rouxinol Faduncho e Saúl Ricardo, verdadeiros cabeças-de-cartaz do festival.

No primeiro dia do evento (9), destaque para o concerto “Sonho de Natal”, pelas 21h30. No sábado, dia 10, a Banda Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília dá o concerto de Natal, pelas 16h00, enquanto às 22h00 actua Rouxinol Faduncho. O espectáculo “As Canções da Minha Escola”, com Luís Portugal, realiza-se no domingo (11), pelas 16h00.

No dia 16, a Tuna e Cantares da Misericórdia de Alvaiázere actua às 21h30 a anteceder o concerto de Herman José, estando para a tarde do dia seguinte (17) programada a caminhada, mini-trail e BTT. À noite (22h00), há concerto com Saul.

O espectáculo com “Palhaço Sorriso”, pelas 16h30, é uma das atracções da programação do dia 19, enquanto no dia 23, às 21h30, há concerto com a Orquestra Ligeira da Banda Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília. No dia de Natal, os mais novos podem assistir ao espectáculo com “Tá Bem Abelha”, pelas 16h30. Na Passagem de Ano, destaque para o baile com o Grupo Manuel Braz e para o fogo de artificio à entrada de 2023.

No dia 5 de Janeiro há Cantares dos Reis e no dia 9, pelas 17h00, concerto de Ano Novo com Alva Canto.

Por entre outras actividades, com o foco nos mais pequenos e nas famílias, em permanência o FICA conta com pista de gelo, Casa do Pai Natal, espaço de ateliês, insufláveis, carrosséis e Carrinha do Pai Natal.

Entre os dias 9 e 11 decorre mais uma mostra de produtos regionais, na senda do objectivo de realizar em cada estação do ano uma feira do género para ajudar os produtores a escoar os produtos da época.

O presidente da Câmara reafirma a pretensão de fazer do FICA “uma referência pelo menos regional”, numa época do ano de “muita concorrência” de eventos. “Vamos passo a passo fazer o nosso caminho e cimentar o festival, procurando também desta forma dinamizar a economia local e possibilitar que a comunidade, as famílias, tenham aqui momentos de reforço de laços e de criação de empatias”, frisa.

João Paulo Guerreiro não tem dúvidas de que “estes territórios necessitam deste tipo de actividades para atrair pessoas ao longo do ano e o retorno pode não ser directo, não ser durante um mês, mas com certeza vamos trazer muita gente a Alvaiázere, que ficará a conhecer melhor, que ficará interessado em retornar noutras alturas, se calhar em desenvolver aqui algum tipo de actividades, e é essa perspectiva de dinamização do território a médio e longo prazo que estará o nosso maior retorno”, enfatiza o autarca.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM