Reforçar a capacidade operacional dos Bombeiros Voluntários de Condeixa em situações graves e a criação de um espaço educativo inovador no Agrupamento de Escolas de Condeixa, são os dois projectos vencedores do Orçamento Participativo (OP) de Condeixa 2022. A votação terminou à meia-noite desta quinta-feira, 15 de Dezembro.
A proposta mais votada, com 716 pontos, foi apresentada por Tiago Picão e prevê a aquisição de um veículo táctico que permitirá a criação de uma Equipa Reconhecimento e Avaliação da Situação (ERAS). A corporação já possui, no seu quadro activo e de comando, bombeiros dotados de formação e experiência de vários teatros de operações, faltando apenas uma viatura que faça transportar aquela equipa em caso de acidente grave ou catástrofe, de modo a “garantir um fluxo de informação credível e imediato ao centro de situação, influenciando assertivamente o processo de decisão”.
A segunda proposta vencedora, que arrecadou 669 pontos, é da autoria de Anabela Diogo de Lima, e prevê a criação de um novo espaço educativo inovador, também conhecido como “Laboratório de Aprendizagem”, no Agrupamento de Escolas de Condeixa. Denominado “Condeix@prende”, o projecto pretende dar a todas as crianças e jovens em escolaridade obrigatória do concelho ferramentas que “potenciem as competências que o futuro lhes exige”, sublinha a autora, “desenvolvendo-lhes competências no domínio das diversas literacias, mas focando a sua atenção na literacia digital”.
Com uma dotação de cem mil euros, as duas propostas mais votadas esgotaram o orçamento disponível do OP de 2022. Duas outras propostas obtiveram uma pontuação próxima da dos vencedores, nomeadamente os projectos para apoio à Orquestra do Agrupamento de Escolas de Condeixa, com 632 pontos, e outro de reforço da vigilância da floresta contra incêndios, denominado “Vigiar é proteger a nossa floresta”, com 587 pontos.
Entre as restantes propostas sujeitas a votação, “O nosso património cultural, num simples clique” obteve 234 pontos, “Segurança Mais – União de Freguesias de Condeixa” angariou 233 pontos, “Torneio Internacional das Ruínas – Voleibol” registou 153 pontos, “Reciclar rolhas de cortiça” 141 pontos, “Gap Year Condeixa” 139 pontos, e, finalmente, “The Condeixa Experience” recebeu 138 votos.
Recorde-se que ao OP Condeixa de 2022 foram apresentadas 17 propostas, tendo sido admitidos a votação 10 projectos, nas áreas de educação, património, cultura, desporto e ambiente.
O Orçamento Participativo de Condeixa, implementado pela primeira vez em Condeixa há uma década, é um instrumento de participação da sociedade no processo de governação local, contribuindo para uma maior aproximação das políticas públicas às reais necessidades de toda a comunidade e para o exercício de uma cidadania participativa, ativa e responsável. Podem participar, enquanto proponentes e/ou votantes, todos os cidadãos com mais de 14 anos de idade, que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Condeixa.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM