17 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Orçamento Participativo ajuda Bombeiros e cria Laboratório de Aprendizagem

16 de Dezembro 2022

Reforçar a capacidade operacional dos Bombeiros Voluntários de Condeixa em situações graves e a criação de um espaço educativo inovador no Agrupamento de Escolas de Condeixa, são os dois projectos vencedores do Orçamento Participativo (OP) de Condeixa 2022. A votação terminou à meia-noite desta quinta-feira, 15 de Dezembro.

A proposta mais votada, com 716 pontos, foi apresentada por Tiago Picão e prevê a aquisição de um veículo táctico que permitirá a criação de uma Equipa Reconhecimento e Avaliação da Situação (ERAS). A corporação já possui, no seu quadro activo e de comando, bombeiros dotados de formação e experiência de vários teatros de operações, faltando apenas uma viatura que faça transportar aquela equipa em caso de acidente grave ou catástrofe, de modo a “garantir um fluxo de informação credível e imediato ao centro de situação, influenciando assertivamente o processo de decisão”.

A segunda proposta vencedora, que arrecadou 669 pontos, é da autoria de Anabela Diogo de Lima, e prevê a criação de um novo espaço educativo inovador, também conhecido como “Laboratório de Aprendizagem”, no Agrupamento de Escolas de Condeixa. Denominado “Condeix@prende”, o projecto pretende dar a todas as crianças e jovens em escolaridade obrigatória do concelho ferramentas que “potenciem as competências que o futuro lhes exige”, sublinha a autora, “desenvolvendo-lhes competências no domínio das diversas literacias, mas focando a sua atenção na literacia digital”.

Com uma dotação de cem mil euros, as duas propostas mais votadas esgotaram o orçamento disponível do OP de 2022. Duas outras propostas obtiveram uma pontuação próxima da dos vencedores, nomeadamente os projectos para apoio à Orquestra do Agrupamento de Escolas de Condeixa, com 632 pontos, e outro de reforço da vigilância da floresta contra incêndios, denominado “Vigiar é proteger a nossa floresta”, com 587 pontos.

Entre as restantes propostas sujeitas a votação, “O nosso património cultural, num simples clique” obteve 234 pontos, “Segurança Mais – União de Freguesias de Condeixa” angariou 233 pontos, “Torneio Internacional das Ruínas – Voleibol” registou 153 pontos, “Reciclar rolhas de cortiça” 141 pontos, “Gap Year Condeixa” 139 pontos, e, finalmente, “The Condeixa Experience” recebeu 138 votos.

Recorde-se que ao OP Condeixa de 2022 foram apresentadas 17 propostas, tendo sido admitidos a votação 10 projectos, nas áreas de educação, património, cultura, desporto e ambiente.

O Orçamento Participativo de Condeixa, implementado pela primeira vez em Condeixa há uma década, é um instrumento de participação da sociedade no processo de governação local, contribuindo para uma maior aproximação das políticas públicas às reais necessidades de toda a comunidade e para o exercício de uma cidadania participativa, ativa e responsável. Podem participar, enquanto proponentes e/ou votantes, todos os cidadãos com mais de 14 anos de idade, que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Condeixa.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM