13 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere aprovou orçamento para 2023 no valor de 10,3 milhões de euros

2 de Dezembro 2022

O Município de Alvaiázere aprovou o orçamento para 2023 no valor de 10,3 milhões de euros, um acréscimo de cerca de 211.000 euros face ao deste ano, disse hoje à agência Lusa o presidente daquela autarquia.

De acordo com João Paulo Guerreiro (PSD), o orçamento, aprovado na quarta-feira com os votos contra dos eleitos do PS, contempla a criação de um fundo, até meio milhão de euros, para colmatar os prejuízos registados nos incêndios no concelho no Verão.

João Paulo Guerreiro declarou que o levantamento efectuado dos prejuízos inclui danos em casas, anexos habitacionais e agrícolas, assim como de alfaias e equipamentos agrícolas.

Por outro lado, o autarca realçou o apoio às juntas de freguesia, com delegação de competências ou contratos inter-administrativos, na ordem do meio milhão de euros. Igual montante destina-se ao associativismo cultural, desportivo e social.

Como prioridade, o presidente da Câmara de Alvaiázere apontou “manter a população e, a médio prazo, aumentar”, reconhecendo que esta matéria é a “maior preocupação”.

Segundo os censos 2021, depois de Castanheira de Pera, Alvaiázere foi o concelho do distrito de Leiria que mais perdeu população em termos percentuais numa década, -14,4%, passando a ter 6.238 habitantes.

João Paulo Guerreiro salientou a necessidade de “tornar o território mais atractivo”, enumerando os apoios no âmbito da educação que a autarquia disponibiliza, na ordem dos 600 mil euros, que incluem refeições, transportes, actividades de enriquecimento curricular ou pagamento de livros.

Numa informação enviada à agência Lusa, o Município de Alvaiázere salientou que, “apesar das dificuldades impostas pelo actual contexto de crise energética e inflacionista, com enormes impactos na despesa corrente da autarquia, nomeadamente com a energia consumida na iluminação pública e nas infra-estruturas, será princípio orientador deste orçamento manter uma política de apoio aos alvaiazerenses e às empresas”.

“A prudência levou a que o orçamento de 2023 fosse elaborado tendo por base o cumprimento das regras do equilíbrio orçamental, reforçando o rigor, realismo e transparência que têm caracterizado a gestão” deste executivo.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM