17 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere: Alunos da ETP Sicó prometem surpreender com “restaurante pedagógico”

3 de Dezembro 2022

Produtos locais cuidadosamente confeccionados pelos alunos do pólo de Alvaiázere da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó (ETP Sicó) prometem “surpreender” quem almoçar no Restaurante Pedagógico, criado com o objectivo de permitir aos aprendizes colocar em “prática o que aprendem na componente teórica, simulando o dia-a-dia” do mundo da restauração, assegura Manuel Lourenço, director daquele pólo.

Em funcionamento no âmbito dos cursos profissionais de Técnico de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar, o projecto arrancou “há longos anos”, onde, “numa prática simulada” apenas a comunidade escolar tinha acesso ao restaurante pedagógico, ou “uma vez por ano, que no âmbito da iniciativa ‘Escola Criativa’ abrimos as portas da instituição à comunidade, num evento mais massificado”, no entanto, a escola decidiu avançar com um projecto  mais “arrojado”, abrindo as portas da escola à comunidade em geral, que pode degustar as iguarias preparadas pelos alunos “uma vez por semana”, sob marcação prévia.

O responsável garante que qualquer pessoa que faça a reserva “será atendida de uma forma muito agradável”, onde a experiência serve “para melhorar o serviço de restauração”, frisou. Manuel Lourenço revela que tanto alunos como professores e funcionários “estão muito motivados com a realização deste projecto”. Destacando que “um curso profissional vive obviamente de uma componente teórica”, porém, “é de extrema importância a elevada carga horária na componente prática”, que serve “não só para aperfeiçoar a componente teórica, como para preparar os alunos para os momentos de estágio em contexto laboral, ou mesmos para o mercado de trabalho”.

A garantir o bom funcionamento do espaço, Manuel Lourenço, salienta importância do projecto, uma vez que permite aos alunos “viver na prática” o que acontece diariamente em hotéis e restaurantes.

“É muito importante a parte prática”, afinal “só assim conseguem evoluir e adaptar-se”, afirmou, adiantando que, no restaurante, todos os 40 alunos inscritos nos três anos dos dois cursos de Técnico de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar têm “funções específicas”.

O restaurante pedagógico, que funciona através de marcação prévia, franqueia as portas a partir das 12h30 horas e tem abertas as inscrições para 9 de Dezembro, sendo as datas seguintes oportunamente divulgadas, “atendendo ao plano de actividades lectivas” dos alunos.

Foi na passada sexta-feira, 25 de Novembro, que se serviram as primeiras refeições no Restaurante Pedagógico, e adianta o director do pólo de Alvaiázere que a sala, com capacidade para 15 pessoas, esgotou “muito rapidamente”, pelo que “no decorrer do ano lectivo, podemos vir a alargar essa lotação”, tendo sempre em conta “a habilidade e capacidade dos alunos, que é continuamente avaliada” pelos responsáveis. No entanto, o responsável garante que “a instituição não se pretende aproveitar o restaurante pedagógico para mercantilizar o projecto”, que serve “de reforço à preparação dos alunos da ETP Sicó para o mundo do trabalho”.

E por falar em mercado de trabalho, Manuel Lourenço enfatiza “a procura de mão-de-obra qualificada”, num momento em que o sector “se debate com a esta falta de qualificações”, e desta forma garante que “as saídas profissionais são boas”, onde os alunos, após o término das suas formações “têm emprego garantido”.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM