22 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: ‘Caminhos do Diabo’ junta este domingo um milhar de atletas em prova de trail

4 de Novembro 2022

‘Oh Diabo!’… são mais de 900 (ou 1.000?), os participantes esperados este domingo (6), em Samuel, para a terceira edição do Trail Caminhos do Diabo, dinamizado pelo grupo de amigos Diabinhos de Samuel, em parceria com a Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel.

Os atletas terão pela frente três provas por trilhos de Samuel e freguesias limítrofes: o trail longo tem a extensão de 27 km, o trail curto será percorrido em 16 km e a caminhada ‘diabólica’ terá 12 km de distância.

As provas “jogam com as características geográficas do território”, onde “a altimetria pode não ser muito acentuada”, mas reserva muitas surpresas ao longo do percurso que “tem de tudo: entre subidas e descidas, muita pedra, caminhos florestais e estradões”. A beleza natural sobressai e a boa disposição contagia, assegura Luís Pinto, da organização.

Boa adesão

O que poderá ter começado como uma ‘brincadeira’ de amigos muito rapidamente se tornou num caso sério de sucesso, ou não tivesse a prova recebido 830 inscrições pagas na edição anterior. Apesar de ser uma “prova à moda antiga, não federada”, o dirigente destaca a boa adesão.

Para este ano “nunca pensei que fosse possível chegar aos 1.000 participantes, no entanto, e pela adesão que temos vindo a ter, já penso que poderá ser possível”, adianta o ‘Diabo Mor’, como também é conhecido Luís Pinto.

De acordo com o responsável, “são esperados participantes de vários pontos do país”, destacando “Portalegre, Lisboa, Porto, Aveiro ou Leiria”, sendo que “mais de 30% das inscrições são de atletas de fora da região Centro”. Só do “Botão, na zona de Souselas, está prevista a chegada de um autocarro com participantes”, anuncia.

O segredo para o sucesso… “é fácil: somos um grupo animado, que quando participa noutras provas fica sempre para a ‘terceira parte’, a parte do convívio, o que permite criar laços de amizade, estabelecer contactos e dar a conhecer o nosso grupo e o nosso trabalho”, também “as redes sociais são bastante trabalhas, o que nos permite chegar a mais pessoas” e depois existe sempre o factor “natas e cervejão, como reforço a meio das provas”, ou o “prémio finisher: uma cerveja preta ou loira assim que o atleta atravessa a meta”.

Babysitting para os mais novos

Numa dinâmica inovadora, o grupo disponibiliza ainda um serviço gratuito de “babysitting para os atletas que têm filhos, que gostavam de participar na prova, mas que não têm onde os deixar”. O responsável explica que “o início e chegada da prova está localizada em frente à Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel, que dispõe de creche, jardim-de-infância e centro de actividades de tempos livres, portanto está totalmente equipada com todas as condições para receber os mais pequenos”. Luís Pinto adianta, ainda, que “todos os menores de 18 anos que queriam participar no evento não pagam nada”, assegura.

“Humildade, respeito e brincadeira”, são os ingredientes para um evento “memorável”, onde os atletas vão ter que atravessar “as instalações abandonadas de umas antigas termas”. De resto… é não se deixar apanhar pelo ‘Diabo’…

Passeio Todo-o-Terreno

Já a 20 de Novembro, cerca de duas semanas depois da realização do Trail Caminhos do Diabo, é a vez do Grupo Motard Diabos de Samuel organizar a 11.ª edição do Passeio Todo-o-Terreno em motos e atv. O evento arranca pelas 8h00 de domingo (20) com a concentração dos participantes junto ao Centro Paroquial de Samuel, e estende-se pelos ‘Trilhos de Samuel’, culminando com um almoço convívio servido no local da partida.

Manuel Pedro, presidente da colectividade, assegura “um percurso de 70 km, com muitas novidades”, e promete “muita adrenalina”. De acordo com o responsável, as “expectativas são elevadas”, afinal “estivemos dois anos ‘parados’ e agora o pessoal anda com febre de convívio”, brinca. Quanto ao número de participantes, Manuel Pedro admite que “deverá ser muito parecido ao da última edição do evento, em 2019”, onde contaram com a presença de “cerca de 250” aficionados daquele desporto motorizado.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM