12 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Jornadas debatem desafios e oportunidades do rio Arunca

29 de Novembro 2022

A Câmara de Pombal vai debater os desafios e oportunidades do rio Arunca, afluente do rio Mondego, e que atravessa várias freguesias do concelho, no sábado, a partir das 09:30, no Teatro-Cine.

Segundo aquela autarquia do distrito de Leiria, “a iniciativa visa melhorar o conhecimento, a articulação e a acção dos diversos intervenientes” como proprietários de terrenos confinantes com o rio, juntas de freguesia, município e outras entidades.

Os trabalhos iniciam-se com a intervenção do presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, seguindo-se a apresentação da Estratégia Nacional de Reabilitação de Rios e Ribeiras pelo director da Administração de Região Hidrográfica do Centro, Nuno Bravo.

Maria João Feio, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra, vai abordar “O estado ecológico dos rios portugueses e as principais condicionantes à preservação da sua biodiversidade”, enquanto Jael Palhas, investigador do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, fala sobre “Vegetação aquática do Rio Arunca”.

Pedro Teiga, da empresa E. Rio, intervém sobre “Reabilitação de Rios”, e Margarida Marques Teixeira, da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, discursa sobre “O sector agrícola no Vale do Arunca”.

A anteceder o período de debate e o encerramento dos trabalhos, o biólogo António Martins apresenta “Arunca: um rio de oportunidades”.

Lusa


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM