O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, enalteceu esta quinta-feira (3) o legado de Adelino Duarte da Mota, homenageado com a inauguração de um busto por ocasião do seu 92.º aniversário. Uma escultura de autoria de Hélder Carvalho, doada pela empresa Mota Ceramics Solutions e instalada na beneficiada Rua da Indústria na freguesia de Meirinhas.
O autarca destacou o sentido de humanismo do empresário, nomeadamente no apoio à comunidade da sua terra. “Só são merecedores de bustos aqueles que são bons para a sua comunidade”, disse, dirigindo um “enorme obrigado” a Adelino Duarte da Mota pelo seu “bom exemplo”.
Também a presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, considerou o homenageado como um “símbolo de exemplo”, não só como um homem de trabalho, mas também de visão.
Opiniões corroboradas pelo presidente da Junta de Freguesia de Meirinhas, João Pimpão, que agradeceu a Adelino Duarte da Mota uma das suas mais recentes ofertas à comunidade: um veículo de limpeza urbana, que ficará ao serviço da autarquia.
“Homenageamos hoje uma vida de trabalho, um empresário que arrisca, investe e avança […] Felizmente em Meirinhas não é o único cidadão empenhado na comunidade e para com a comunidade, mas a sua vida é única. Como única é a sua maneira de estar com a terra, com as pessoas, com o desenvolvimento. Se a nível empresarial conseguiu construir uma vida de sucesso, a nível da comunidade também soube comparticipar para o sucesso de Meirinhas, de Pombal e da região”, elogiou João Pimpão, que aproveitou a ocasião para lembrar a necessidade “muito urgente” de construir a Zona Industrial de Carnide, Meirinhas e Vermoil.
Por sua vez, a administração da empresa Mota Ceramics Solutions anunciou o acordo estabelecido com a Sociedade Portuguesa de Cerâmica e Vidro para a instituição do Prémio Adelino Duarte da Mota, que distinguirá trabalhos de reconhecido mérito científico e tecnológico na esfera das matérias-primas cerâmicas de alunos do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, como forma de perpetuar o exemplo de trabalho e dedicação de Adelino em prol da indústria cerâmica portuguesa.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM