18 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Coreógrafa Filipa Francisco apresenta “Bom Anfitrião” no Teatro Cine

22 de Novembro 2022

“Bom Anfitrião” é o novo espectáculo da coreógrafa Filipa Francisco, sobre o tema das alterações climáticas, e estará em cena no Teatro Cine de Pombal a 4 de Dezembro, pelas 16h30.

O projecto, resultante de um convite da Artemrede, conta com a participação de quatro artistas, cuja formação e experiência estão directamente ligadas à dança, teatro e à música, sem esquecer as causas sociais: Iza da Costa, Luís Coelho Graça, Nuno Reis e Mariana Tengner Barros.

“O bom anfitrião é aquele que acolhe bem os seus visitantes. Bom anfitrião é aqui, também, aquele que partilha o seu conhecimento e as suas memórias de cada lugar. Através das memórias e experiências destes quatro intérpretes propõe-se uma viagem por diversos lugares, por espaços que fundem o real e o fictício, entre a dimensão política e a dimensão poética”. Afinal, “será que a dança pode ser um motor de mudança?”

De acordo com a mentora do projecto, “para a criação do espectáculo foram feitas residências artísticas em Santarém, Palmela, Sesimbra e Montemor-o-Novo”, sendo que “o processo teve como ponto de partida as perguntas que François Matarasso, investigador ligado à arte participativa, faz às comunidades com as quais trabalha: “o que torna um lugar especial?”; “de que queremos falar?”; “o que queremos mudar nas nossas comunidades?”.

No contexto das alterações climáticas, desenvolveram-se trabalhos de investigação e de experimentação que partiram das reflexões do filósofo Roman Krznaric, em particular no seu livro “The Good Ancestor”, foram, ainda, feitas visitas a locais em risco ambiental e a locais paradisíacos, caminhadas e conversas com ambientalistas e com representantes de diversas comunidades, em que “cada um dos artistas co-criadores trouxe as suas perguntas e as suas propostas de matéria a trabalhar”. E tudo culmina na grande questão: “o que podemos fazer para adiar o fim do mundo?”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM