17 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Trail da Pedra da Ferida corre-se este domingo e ajuda Bombeiros

19 de Novembro 2022

Sobe colina. Desce rampa. Pé na poça de água. Paragem para abastecer. Olha a paisagem. Volta a correr. Faça chuva ou faça sol, a primeira edição do Trail da Pedra da Ferida vai percorrer, já este domingo (20), trilhos e caminhos da freguesia do Espinhal. A prova que para além de ser uma aventura, ajuda os Bombeiros Voluntários de Penela.

O evento, cuja organização está a cargo da Associação Humanitária dos Bombeiros de Penela, com o apoio da Junta de Freguesia do Espinhal, Município de Penela e Decathlon Coimbra, pretende proporcionar aos atletas, caminheiros e visitantes, o que há de melhor neste território: “a natureza e as suas gentes” levando os participantes a palmilhar um percurso com paisagens de cortar a respiração, onde a envolvente da Serra da Lousã e Serra do Sicó não deixam margens para questionar a beleza natural.

A primeira edição do Trail da Pedra da Ferida será composto por um Trail Curto, com 17 km de distância e uma Caminhada, com 10 km de extensão. De acordo com a organização, a prova de Trail tem “partida e chegada no Parque Verde Quinta da Cerca, no Espinhal”, e apresenta-se como “um percurso bastante desafiante”, onde os participantes começam com “uma subida exigente, muitos trilhos técnicos e muito mato” e passa por locais onde os atletas são convidados a “deixar pegadas e a recolher emoções, como a Cascata Pedra da Ferida, a Praia Fluvial da Louçainha, a Aldeia das Relvas, São João do Deserto”.

“Percorrendo trilhos ancestrais por onde há muito se deixou de passar e por aldeias praticamente desertas”, esta prova integra o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra promovido pela Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, na vertente Trail Curto.

No que diz respeito à caminhada, o evento é promovido pela Associação de Caminheiros de Penela, e tem como ponto de encontro o Parque Verde Quinta da Cerca, onde é feito um transporte de autocarro até ao local da partida, São João do Deserto. A partir daí “é sempre a andar”. Os caminheiros passam pela Serra do Farelo, Serra dos Carvalhais, onde cruzam um marco geodésico, descem ao lado do Casal de Santo Estêvão, Chãs e alcançam a meta no Parque Verde Quinta da Cerca, em Penela.

A organização assegura que os atletas e caminheiros vão ter a oportunidade de experienciar a natureza em estado puro, numa prova que apresenta características únicas, sem esquecer a vertente solidária, já que as receitas angariadas com a realização da prova revertem a favor dos Bombeiros Voluntários de Penela, na “aquisição de material e equipamento” para a corporação.

Segundo Pedro Mendes, da organização, “as inscrições para a caminhada já se encontram esgotadas”, com 130 caminhantes inscritos. No que diz respeito à prova de trail, são esperados cerca de 300 participantes. “Construímos um percurso espectacular e vamos apostar na animação, convívio e em proporcionar uma boa experiência para quem visita o concelho de Penela e a freguesia do Espinhal”, adianta.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM