13 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Comandante Tiago Picão aspira “desenvolver e elevar” Bombeiros

20 de Novembro 2022

Tiago Picão toma posse como novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Condeixa no próximo dia 1 de Dezembro, aquando das comemorações do 45.º aniversário da corporação.

A escolha da direcção daquela associação humanitária, noticiada em primeira mão pelo TERRAS DE SICÓ online, recaiu no bombeiro de 36 anos, até agora adjunto de comando e comandante em substituição, após a saída de Rui Panão, há três meses, por razões profissionais.

“É um cargo com bastante responsabilidade, que assumo com muita humildade, o desafio é grande mas sinto que reúno as capacidades para a função e estou confiante que tenho a equipa certa para me apoiar”, afirma Tiago Picão.

Bombeiro há quase duas décadas, sub-chefe desde 2018, Picão rejeita que esta seja a ‘cadeira de sonho’, focando-se noutro propósito.

“O meu objectivo, e estou a fazer por isso, é chegar ao posto de chefe, que é o topo da carreira de bombeiro voluntário. Esse, sim, é o meu patamar de sonho”, admite o novo comandante.

Nos cinco anos da comissão de serviço que dentro de dias vai iniciar, Tiago Picão, técnico de emergência pré-hospitalar do INEM desde 2007 e licenciado em engenharia de protecção civil, pretende apostar na melhoria contínua das condições disponíveis para os recursos humanos, “a nossa mais-valia e a nossa maior preocupação, tanto na sua comodidade como nas dificuldades que enfrentam”.

“Os recursos humanos são sempre o nosso maior desafio, queremos motivar o corpo activo e os funcionários, desenvolver ainda mais as escolas de infantes e cadetes, reactivar a fanfarra e apostar nas formações”, sintetiza o comandante nomeado, convicto de que “o projecto e a equipa estarão à altura do desafio e iremos continuar a desenvolver e a elevar o nome desta casa”.

Com perto de uma centena de efectivos, o corpo activo condeixense “está motivado e temos conseguido o retorno de alguns elementos que devido à pandemia se afastaram por obrigações profissionais”, salienta Tiago Picão, reafirmando o propósito de “criar união e progresso no corpo de bombeiros”.

A renovação do parque de viaturas é outra das preocupações do novo comandante. No próximo dia 1 serão benzidas três das quatro novas ambulâncias da corporação, sendo duas de socorro e as outras duas de transporte de doentes não urgentes. Trata-se de veículos que virão reforçar a capacidade operacional, substituindo outros já em ‘fim de vida’, num investimento da associação humanitária superior a 200.000 euros.

Para nova oportunidade fica a substituição das viaturas, “já antigas”, de desencarceramento e de combate a incêndios urbanos.

 

E o novo quartel?

Tiago Picão acredita que o novo quartel, que tem sofrido mais recuos do que avanços, será uma realidade dentro de dois anos, apontando às comemorações do aniversário da corporação em 2024 já naquela infra-estrutura.

O projecto foi “revisto e reformulado”, face aos custos globais, que ultrapassavam em muito os 2,4 milhões de euros previstos e que a pandemia e a crise que se seguiu vieram agravar. “Houve uma reformulação e o redimensionamento dos espaços, simplificámos ao máximo a construção e a vertente financeira”, explica Picão, convicto de que no primeiro trimestre do próximo ano seja finalmente lançado o concurso público da empreitada.

TOMADA DE POSSE DO COMANDO

A tomada de posse de Tiago Picão (comandante) e Vítor Martins (2.º comandante) marcará a sessão solene comemorativa do 45.º aniversário da reactivação dos Bombeiros Voluntários de Condeixa, na tarde do próximo dia 1 de Dezembro. Os novos adjuntos Jorge Picão e Tiago Pocinho irão iniciar o período de formação obrigatória, sendo empossados mais tarde. O programa do aniversário contempla, de manhã, o hastear das bandeiras no quartel, romagem aos cemitérios, missa e bênção de veículos. À tarde, realiza-se um simbólico apadrinhamento dos novos veículos e a tradicional sessão solene, onde para além das habituais condecorações será dada posse aos referidos elementos de comando.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM