11 de Julho de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure reconhece ‘Barbúrdia’ de mérito

8 de Outubro 2022

Balbúrdia: Barulho ou ruído provocado por muitas vozes juntas, confusão ou desordem barulhenta, quem o diz é o dicionário, no entanto, no concelho de Soure, Balbúrdia é sinónimo de “mérito cultural”.

A banda de rock, criada no Cercal em 1996, foi agraciada com a Medalha de Mérito Cultural – grau prata durante a cerimónia de comemoração do feriado municipal de Soure, celebrado a 21 de Setembro. O grupo é visto como “um factor identitário do concelho”, que ao longo dos anos soube “conquistar o seu espaço e o seu público no âmbito musical, de evidente reconhecimento e relevância cultural”, reconhece Teresa Pedrosa, vereadora da Cultura.

Inicialmente constituído por Nuno Abreu (voz), João Paulo Castanheira e João Carlos Bandeirinha (guitarras) e João Gante (baixo), a que mais tarde se juntaram Rodrigo Antunes (baixo) e Guilherme Castanheira (voz), a banda, que celebra este ano 26 anos de existência, editou já inúmeros trabalhos originais, além de contar com diversas participações em colectâneas e compilações dedicadas ao rock português.

O que “começou por ser uma reunião de amigos” transformou-se num caso de sucesso nacional, com a banda sourense a “partilhar palco com bandas como Xutos e Pontapés, UHF, Clã, entre outros”, e sem esquecer que os mesmos músicos que dão corpo, voz e alma ao projecto Balbúrdia, são também os fundadores e entusiastas do festival Cercal Rock, cuja primeira edição ocorreu em 1997 e a realização se mantém até à actualidade. Aliás, a 25.ª edição do evento está agendada para o próximo dia 19 de Novembro, e conta com a actuação de The Duke of Speed, de Buarcos, Corte Real, projecto a solo de António Corte-Real, guitarrista dos UHF, The Twist Connection, de Coimbra, e os próprios Balbúrdia.

Para João Paulo Castanheira, membro fundador da banda, “receber esta distinção por parte do município é um orgulho enorme”, e uma forma de “reconhecimento pela nossa longevidade mas também, e modéstia à parte, pelo contributo que damos ao panorama cultural concelhio”. Parafraseando o músico e compositor Jorge Palma, o guitarrista assegura que “enquanto houver estrada pra andar, a gente vai continuar”, demonstrando o lema do grupo, que assenta “em três pilares fundamentais: amizade, paixão pelo que fazemos e uma vontade insaciável de continuar a fazer acontecer”.

Santos Mota “de Honra”

Durante a cerimónia comemorativa do Dia do Município, foi também atribuída, a título póstumo, a Medalha de Honra – grau prata, a António dos Santos Mota, falecido em Julho deste ano, “como forma de reconhecimento pela sua presença activa na vida cultural, desportiva e política concelhia”, justificou Mário Jorge Nunes, presidente da Câmara Municipal de Soure.

Jornalista, redactor, editor, dirigente associativo, de onde se destaca “o seu papel de fundador e atleta do Grupo Desportivo Sourense, instrumentista e fundador da Banda de Soure e fundador e primeiro presidente da Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Soure”, Santos Mota foi, ao longo da sua vida, “um embaixador de Soure”, destacou o autarca.

Município entregou bolsas de mérito académico

“A educação e a saúde são as prioridades para o concelho”, afirmou Mário Jorge Nunes durante as celebrações do Dia do Município. A prova da aposta na educação está na entrega das bolsas de mérito académico a nove jovens do concelho (Daniela Távora, Miguel Gonçalves, Rafael Santos, Mariana Almeida, Laura Lourenço, Guilherme Costa, Catarina Mota, Andreia Noro e Maísa Lopes).

Segundo o autarca, “houve menos candidaturas elegíveis do que estávamos à espera, mas aumentou face ao ano anterior”. “No próximo ano pretendemos reforçar as verbas alocadas às bolsas de mérito académico”, acrescentou.

A autarquia aproveitou, ainda, a sessão solene do Dia do Município para entregar os prémios aos vencedores do concurso de fotografia. Desta forma, o primeiro prémio no valor de 600 euros, foi entregue a Vera Lúcia, enquanto Márcia Martins e Duarte Cachulo receberam duas menções honrosas no valor de 200 euros cada.

A sessão contou também com a assinatura de contratos-programa na área do desporto com seis colectividades, envolvendo um montante de 134.500 euros.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM