12 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

“Sabores de Ansião” servem gastronomia, cultura e animação de hoje até domingo

21 de Outubro 2022

A receita não engana: juntam-se duas xicaras de associativismo com outras tantas de tradição, acrescenta-se uma pitada de dança polvilhada com música a gosto. Deixa-se cozer em lume brando. Quando estiver no ‘ponto’ adicionam-se os produtos endógenos, regados com vinho de Sicó e temperados com artesanato ‘qb’. Para sobremesa as melhores iguarias regionais. Se tudo falhar, ou se o gás terminar, pode aproveitar a Mostra Gastronómica Sabores de Ansião, que se realiza entre hoje (21) e o próximo domingo, no Parque Empresarial do Camporês, para adoçar o palato.

“Os objectivos deste evento passam por afirmar a nossa gastronomia e as nossas tradições, mas também de toda a região, afinal a ideia é ser um certame regional, que envolve não apenas o concelho de Ansião, mas também os produtores das Terras de Sicó”, frisa o presidente do Município, António José Domingues, salientando que “dois anos após a última edição do evento, esperamos que o evento tenha uma afluência idêntica à de 2019, que foi uma das melhores de sempre”, garante.

De forma a promover “os produtos que estão na base da nossa gastronomia”, o evento “conta com a participação das nossas colectividades, que irão preparar alguns dos pratos que fazem parte da nossa tradição e os quais tanto gostamos de saborear”.

Paralelamente às tasquinhas dinamizadas por oito associações representativas de todas as freguesias do concelho, pode visitar-se uma exposição de produtos endógenos, onde os visitantes podem adquirir “todo um conjunto de produtos que fazem parte da nossa gastronomia e que estão na base das nossas tradições”.

O autarca explica que o certame repete o modelo das edições anteriores mas… “é possível que na edição do próximo ano haja algumas novidades, que estão a ser pensadas e trabalhadas pela organização”, garante.

Como nem só de gastronomia se faz os ‘Sabores de Ansião’, a música tradicional e popular completa o certame, com um cartaz de animação que começa hoje (21), pelas 20h00, com a actuação do Rancho Folclórico Flores da Serra, seguida da actuação do grupo Camisas Negras.

Amanhã, sábado, há muito para ver, e saborear. O certame abre portas pelas 12h00 e cerca de uma mais tarde está prevista animação musical ao som dos concertinistas Guida e Margarida. Durante a tarde há espectáculo de Ginástica Acrobática, a cargo do Núcleo Desportivo de Ansião, concerto com a Banda da Sociedade Filarmónica Avelarense e personagens de ‘Chorar a Rir’, com Janete e Lina. O jantar serve-se ao som da Banda às Riscas.

O cartaz de actividades termina no domingo (23), com artes circenses, oficina do Queijo, onde se inclui um momento de degustação e a animação musical fica a cargo do Grupo Folclórico Cantares de S. Tiago, de Santiago da Guarda, Rancho Folclórico Margaridas da Serra, da Serra de Mouro, Grupo de Pauliteiros de Vila Nova de Anços e encerra com o Grupo de Concertinas Michel Neves, de Vila Facaia.

A Mostra Gastronómica Sabores de Ansião pode ser visitada, no Centro de Negócios, hoje, das 19h00 às 24h00, amanhã, das 12h00 às 24h00, e no domingo, das 12h00 às 23h00. A entrada é gratuita e promete uma tentação de sabores.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM