22 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Louriçal descontente com saúde quer criar comissão de utentes

9 de Outubro 2022

Um grupo de cidadãos “preocupados com a saúde dos louriçalenses” decidiu unir-se e criar uma Comissão de Utentes de Saúde da Freguesia do Louriçal. Em causa está o “descontentamento da população e dos utentes da Unidade de Saúde do Louriçal (USL) em relação ao seu funcionamento”, revela Jorge Manuel Pereira, membro fundador da iniciativa.

Ao TERRAS DE SICÓ, o louriçalense adianta que “a razão que está na génese deste movimento é predominantemente criar um canal de ligação entre a população, representada pela associação/comissão a ser criada, com os organismos públicos que tutelam a USL”, uma vez que “é do conhecimento geral que as unidades de saúde não têm dado respostas às populações”, em que esta freguesia do concelho de Pombal “não foge à regra”. Assim, “a ideia da sua criação é justificada por algum descontentamento da população” em relação ao funcionamento daquela unidade.

De acordo com Jorge Manuel Pereira, os principais objectivos da criação desta comissão passam pela criação de “canais regulares de comunicação e informação entre os utentes da USL, acompanhar a aplicação e cumprimento do plano de acção” referente à unidade de saúde, assim como “promover o desenvolvimento institucional da USL através de sinergias, competências e recursos”. A comissão pretende, também, “contribuir para a maior eficiência e eficácia da actividade da USL”, para além de querer “contribuir para a continuidade dos trabalhos e projectos previstos no Plano de Acção e para a concretização de eventuais acções de monitorização e/ou avaliação de projectos em curso”.

No entanto, o responsável esclarece que “todo o processo relativo à criação da associação/comissão exige a sua legalização e demais procedimentos alusivos ao seu funcionamento”, sendo que “depois de constituída com todos os corpos sociais eleitos é que que serão aprovados os estatutos e demais procedimentos”.

Depois de uma primeira sessão de esclarecimento, que decorreu a 20 de Setembro na Associação Cultural e Recreativa do Louriçal, Jorge Manuel Pereira admite que o grupo está “muito satisfeito com a adesão da população”, que compareceu “em grande número”.

O louriçalense revela que as principais preocupações dos populares se prendem com a “falta de pessoal de saúde e administrativo”, que deixa “muitas vezes” a população “sem médico de família, com todas as consequências que isso acarreta”.

Por agora, a comissão está a “receber as inscrições dos sócios-fundadores” e adianta que só após a segunda semana de Outubro “o grupo promotor irá reunir para elencar os procedimentos” seguintes. No entanto, revela que possivelmente “durante o próximo mês de Novembro iremos promover uma reunião com todos os inscritos”.

Jorge Manuel Pereira adianta, ainda, que as inscrições podem ser feitas ao balcão de atendimento da Junta de Freguesia do Louriçal, através do preenchimento de uma ficha de inscrição ou por email: comissao.utenteslourical@gmail.com. 

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM