1 de Dezembro de 2023 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Governo pretende criar duas novas cavernas de gás no Carriço

24 de Outubro 2022

O Governo estará a trabalhar para criar pelo menos duas novas cavernas de armazenamento subterrâneo de gás nas instalações que a REN tem no Carriço, em Pombal, noticiou o semanário Expresso, na sua edição de sexta-feira.
Segundo a notícia daquele semanário, citando fonte oficial do Ministério do Ambiente, as entregas de gás natural liquefeito (GNL) da Nigéria que estavam previstas para este mês não foram comprometidas.

“A informação de que o Governo dispõe é de que, até ao dia de hoje [quarta-feira], não há indicação sobre perturbações nos navios previstos para o mês de Outubro”, declarou ao Expresso fonte oficial do Ministério do Ambiente quando questionado sobre se alguma das cargas previstas no calendário de entregas da Nigéria LNG à Galp ficou comprometida.

Segundo o Expresso, o tema marcou a semana e levantou o debate sobre a segurança de abastecimento de energia em Portugal, assunto sobre o qual o Governo está a trabalhar, com a intenção de criar pelo menos duas novas cavernas de armazenamento subterrâneo nas instalações que a REN tem no Carriço, em Pombal. De acordo com a mesma publicação, cada uma das cavidades subterrâneas a construir no complexo do Carriço implica um investimento da ordem dos 40 milhões euros, sendo que para já, o plano do Governo é avançar com duas.

O Ministério do Ambiente explica, ao Expresso, que a resolução do Conselho de Ministros de 27 de Setembro determinou “que o operador de armazenamento subterrâneo de gás [a REN] tomasse as diligências necessárias à criação de, pelo menos, duas cavidades adicio­nais, para armazenamento de gás, com capacidade para, pelo menos, 1,2 TWh”, em que “estas cavidades servirão para armazenamento das reservas de segurança e, eventualmente, estratégicas de gás natural e deverão estar concluídas num prazo de dois a três anos”.

A mesma notícia dá conta de que a actual capacidade subterrânea do complexo do Carriço está completamente ocupada. Esta instalação e o terminal de GNL que a REN opera em Sines cobrem apenas cerca de um mês do consumo nacional de gás, deixando o país especialmente dependente do cumprimento do calendário de entregas de GNL, com navios a chegar a Sines praticamente todas as semanas, lê-se.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM