17 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Candidatura de dois milhões elegível e na corrida a Bairro Comercial Digital

11 de Outubro 2022

A candidatura “Bairro.com Vida” apresentada ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pelo consórcio constituído pelo Município de Pombal, Associação Comercial e de Serviços de Pombal (ACSP) e PMUGest (Pombal Manutenção Urbana e Gestão), foi considerada elegível pelo Júri de Avaliação das Manifestações de Interesse para Desenvolvimento de Projectos no âmbito do Grupo de Acompanhamento do Programa Comércio Digital da Componente 16.

De acordo com uma nota da autarquia, “o Bairro Comercial Digital de Pombal, designado “Bairro.com Vida”, aposta na dupla transição verde e digital, num investimento próximo dos dois milhões de euros, para a revitalização económica, modernização e fortalecimento da competitividade e da resiliência do mix de empresas e estabelecimentos nos sectores HORECA, comércio e serviços, sem esquecer o cumprimento de objectivos de sustentabilidade económica, social e ambiental.

A área geográfica delimitada abrange 21 hectares incluindo a zona histórica da cidade. No entanto, o investimento irá também abranger zonas adjacentes. Nessa área foram identificadas 324 actividades económicas (41 do sector HORECA; 104 de Comércio e 179do sector dos Serviços) agregados em 44 códigos de actividade económica e dispersos em 37 eixos viários urbanos.

A sua delimitação geográfica e as intervenções preconizadas, apostam na dupla transição verde e digital, envolvendo a qualificação do espaço público pelo seu ordenamento e gestão, encerrando um enorme potencial de revitalização económica, modernização e fortalecimento da competitividade e da resiliência do mix de empresas e estabelecimentos nos sectores HORECA, comércio e serviços, sem esquecer o cumprimento de objectivos de sustentabilidade económica, social e ambiental.

Trata-se de um investimento que se afigura particularmente relevante para os sectores do comércio e dos serviços abertos ao consumidor. Um sector que foi duramente afectado pela situação pandémica, atendendo à sua dependência do contacto com o público e às restrições de circulação que estiveram em vigor para controlo da propagação da pandemia, sendo por isso urgente procurar formas de promover o seu relançamento e valorização.

Além disso, a alteração comportamental a que assistimos no decurso da pandemia reforçou o papel da vertente digital do comércio. Esta evolução, torna imperativo, um investimento sustentado e liderante, que assegure um reforço da competitividade sectorial e territorial.

Os Bairros Comerciais Digitais surgem, igualmente, como uma medida catalisadora do crescimento económico, procurando enquadrar, por um lado, o vector da proximidade e da coesão territorial, promovendo a valorização da evidência física e da requalificação dos espaços, recuperando o sentido de planeamento do urbanismo comercial e associando-o ao segundo vector da política pública e do próprio PRR, visando-se, assim, a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, a promoção do comércio em linha e da integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM