Castanhas, nozes e passas de figo, petiscos tradicionais, observação astronómica, caminhadas temáticas, videomapping, passeio de BTT, rádio modelismo, espectáculos musicais e muita animação. Estão lançados os ingredientes para um ‘magusto’ memorável, naquela que é mais uma edição do secular Bodo das Castanhas. O certame realiza-se de 28 a 30 de Outubro, em Vermoil.
A Junta de Freguesia de Vermoil, com o apoio do Município de Pombal, está a preparar mais uma edição do Bodo das Castanhas, onde se inclui a Feira Secular de Frutos Secos e Tasquinhas. Cheio de história e de tradição o evento dispensa apresentações e atrai à região milhares de visitantes, vindos de vários pontos do país. Para este ano, a organização tem “expectativas bastante elevadas”, ou não estivessem a apostar no “alargamento da tenda de espectáculos e tasquinhas em cerca de 400 metros quadrados”, sendo que “até o espaço dedicado ao palco vai ter um aumento de mais de 20%”, revela o autarca vermoilense, Daniel Ferreira, enquanto explica que também o orçamento, “a rondar os 40.000 euros, quase duplicou em relação às edições anteriores”. Este aumento “deve-se não só à necessidade de melhorar o espaço, mas também por obra do aumento do preço dos serviços contratados”.
Desengane-se quem poderá pensar que o evento “é mais do mesmo”, afinal, a organização tem vindo a “encetar esforços para criar novas dinâmicas e introduzir apontamentos de modernidade” num evento que já por si é “aposta ganha”. O concerto de Toy, na noite de domingo (30), será um dos pontos altos de atracção a Vermoil, mas os ansianenses Chef Duro e Seus Adversários prometem aquecer a noite de sábado (29) com um espectáculo que alia a tradição à animação, sem nunca abrandar o ritmo.
Outra das novidades apontada por Daniel Ferreira prende-se com a astronomia, onde um grupo conimbricense vai utilizar os céus da freguesia para observar as estrelas e explicar os segredos que vão para além do olhar. A ‘Observação Astronómica” vai realizar-se num dos pontos mais altos da freguesia de Vermoil, “entre a Calvaria e a Canavieira, onde os céus são mais escuros e a paisagem é de uma beleza extraordinária”. A actividade é gratuita e realiza-se na sexta-feira (28) e no sábado (29), a partir das 21h00, no entanto, é necessária uma pré-inscrição, que pode ser feita no edifício da Junta de Freguesia de Vermoil.
Também com pré-inscrição obrigatória são as duas caminhadas temáticas, previstas para a manhã de sábado e domingo. A primeira é uma actividade orientada para a descoberta do património romano, na ‘Rota das Ruinas da telhada’, onde será feita uma visita guiada e uma explicação histórica. A segunda caminhada pretende “dar a conhecer o percurso de vida e a história do historiador João de Barros, onde se inclui uma visita ao Núcleo Museológico com o seu nome”, revela o autarca.
Durante os três dias de Bodo das Castanhas haverá ainda tempo para degustar os petiscos tradicionais da região, confeccionados pelas colectividades da freguesia, espreitar o artesanato regional ou dar um ‘pezinho’ de dança com Graciano Ricardo.
O presidente da Junta acredita que o principal segredo para o sucesso do certame “é o empenho e a dedicação das nossas associações que conseguem atrair mais gente”. Daniel Ferreira afirma que as “associações são a alma” do evento, com a dinamização das “tasquinhas, que mostram a excelente gastronomia da região”.
E se as castanhas são as rainhas do evento, não podemos esquecer o mega magusto que se realiza na tarde de sábado (29) e onde o autarca assegura que “não faltarão castanhas para ninguém”. A organização conta em assar “cerca de 40 quilos de castanhas”, mas se for necessário colocam-se mais brasas nos assadores…
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM