15 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Abiul inaugurou obras de requalificação no Lar Otília Lourenço

8 de Outubro 2022

O Lar Otília Lourenço, em Abiul, vestiu-se de festa para inaugurar as obras de requalificação e ampliação da qual foi alvo nos últimos meses.

Isabel Vaz Serra, presidente do Conselho de Administração da Fundação Dr. José Lourenço Júnior, que detém o lar, explica que as obras de requalificação consistiram na “melhoria dos espaços de actividades, melhoria das instalações de engomaria e lavandaria, criação de uma sala multissensorial, e também a melhoria do espaço exterior”.

Entre as benfeitorias, esta intervenção possibilitou dotar o lar com uma sala multissensorial Snoezelen, que “vai estar disponível para ser usufruída por outras instituições da comunidade”, revelou Isabel Vaz Serra. Este espaço “irá permitir que as abordagens sejam únicas e adaptadas a cada pessoa, explorando as necessidades e preferências individuais, aumentando a auto-estima, relaxamento, as emoções positivas, a capacidade de iniciativa, de aprendizagem e auto-expressão dos utentes”.

De acordo com a responsável, a intervenção “visa a adaptação de espaços físicos existentes para responder a necessidades de modernização do equipamento social”, com “alterações funcionais imprescindíveis para a continuação da oferta de um serviço de qualidade aos clientes e familiares”, assim como a “adaptação de espaços a novas formas de intervenção junto dos idosos, que promovam a sua estimulação cognitiva e o retardamento das alterações demenciais”. A obra, com um custo total superior a 286.000 euros, contou com o financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através dos programas Portugal 2020 e Centro 2020, em cerca de 220 000 euros.

Isabel Vaz Serra aproveitou a presença da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, para relembrar que o “sector da economia social é um sector capaz de se adaptar, reinventar e encontrar soluções inovadoras” de forma a “dar resposta de forma criativa e eficiente a muitos problemas sociais, antecipando-os e actuando de forma proactiva”, e onde é prestado “um serviço público imprescindível ao país”.

Desta forma, a responsável admite que “a Instituição que tem procurado adaptar-se aos tempos, evoluir na sua acção e acima de tudo estar presente no seio da comunidade”, no entanto e “apesar dos muitos sucessos, o caminho não tem sido isento de obstáculos”. Assim, “devemos exigir, em particular ao Estado, a devida atenção aos graves problemas que nos deparamos e obter medidas concretas, urgentes e pragmáticas para apoiar este sector num momento crítico em que nos encontramos”, apela.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, assume que “as beneficiações operadas no Lar Otília Lourenço assumem-se como uma importante mais-valia nesta aposta contínua na promoção da coesão social e territorial do nosso concelho”, que “reforça a nossa estratégia concelhia com mais e melhores cuidados para a nossa população idosa”

O dia ficou ainda marcado pela homenagem a Alberto Cruz Vaz e Serra, presidente do conselho de administração da Fundação Dr. José Lourenço Júnior entre 1997 e 2019, entretanto falecido, e a Esmeraldo da Cruz e Cunha, vice-presidente da instituição.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM