29 de Novembro de 2023 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Gabinete de Inovação Regional do IPC apresentado a empresários

27 de Outubro 2022

A Câmara Municipal de Penela e o Politécnico de Coimbra (IPC) apresentaram, ontem, o novo Gabinete de Inovação Regional – @GIR aos empresários do concelho. O projecto tem como objectivo criar uma ligação de proximidade com os territórios, principalmente os de baixa densidade, apoiando a inovação tecnológica e empresarial de base regional através de uma ligação entre a instituição e o território.

Na abertura da apresentação pública, o presidente da CM Penela, Eduardo Nogueira dos Santos, realçou que “a implementação deste Gabinete de Inovação Regional é muito importante e benéfica para a dinamização das empresas e para o empreendedorismo, na medida em que o IPC traz o seu conhecimento em inúmeras áreas para o território”.

O autarca sublinhou que o @GIR resultará num trabalho em conjunto para um crescimento comum, que “permitirá reforçar a competitividade da nossa economia, a promoção dos negócios tradicionais de base endógena, a qualificação do tecido empresarial”. “Por muito que Penela seja conhecida pelas suas tradições e cultura, a verdade é que é nosso objectivo que seja também reconhecida pelo seu empreendedorismo, investimento e inovação”, salientou Eduardo Santos, realçando o papel do HIESE e recordando, também, que o concelho será Região Empreendedora da Europa em 2023.

Por seu turno, a vice-presidente do IPC, Érica Castanheira, fez uma nota introdutória salientando que este gabinete já está, actualmente, a funcionar em 13 municípios e trabalha com empresas, IPSS, associações, empreendedores individuais, entre outros. Composto por uma equipa multidisciplinar, este projecto pretende, também, dinamizar ações de integração dos alunos nestes territórios onde o @GIR irá trabalhar em estreita ligação com as escolas e no terreno. Para tal, e para garantir os melhores resultados, o projecto @GIR actua, igualmente, no terreno em estreita ligação com o INOPOL – Academia de Empreendedorismo, o Instituto de Investigação Aplicada (i2A) e o Centro Cultural do Penedo da Saudade.

Seguiu-se uma mensagem deixada pelo presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, onde é destacado o trabalho dos parceiros no território, no sentido de levar a inovação, o desenvolvimento, a investigação e trazer, das empresas, autarquias e outras entidades, a experiência de quem trabalha no território no dia a dia de forma a criar um conhecimento conjunto e definir estratégias que permitam tornar a região mais competitiva, mais atraente, bem como, qual a forma de fixar os jovens que formamos no IPC e atrair empresas, empresários que queiram trazer uma mais valia para este território.

Jorge Conde finalizou o seu discurso referindo que “o Politécnico de Coimbra está muito empenhado nesta ligação ao território de forma a capitalizarmos a nossa ideia de agir pela Região de Coimbra”.

Joana Ramos, coordenadora do Gabinete de Interface com a Comunidade (GIC), fez a apresentação do projeto @GIR onde reforçou que a equipa atua em três eixos principais, passando pela promoção de uma Cultura de Inovação, fomentando a formação, a requalificação profissional, a transferência de conhecimento e o debate. O segundo eixo, @GIR no terreno, consiste na promoção de iniciativas para a identificação e resolução de problemas específicos, da criação de uma rede de voluntários que possam actuar no terreno e da qualificação regional que promova os atributos da região. Por fim, a Rede @GIR pretende desenvolver eventos de networking para partilha de ideias e boas práticas de inovação regional, gerando a oportunidade dos empreendedores e empresários beneficiarem de financiamento para desenvolver as suas ideias. São objectivos deste projecto abrir portas à transferência de conhecimento, ao desenvolvimento de projectos de inovação, à dinamização de acções de integração dos alunos do Politécnico de Coimbra e de desempregados no mercado de trabalho e à qualificação das empresas e instituições da região.

O @GIR estará, em Penela, na sala polivalente do smARTES, Casa das Indústrias Criativas, quinzenalmente, às terças-feiras de manhã das 09h30 às 12h30, mediante agendamento prévio com o Município ou via GIC: gic@ipc.pt e lara.campos@ipc.pt.

Todas as actividades desenvolvidas com estes objectivos são também parte da estratégia definida pelo Politécnico de Coimbra nomeadamente no âmbito do projecto “AGIR4Innovation – Transferência de conhecimento, tecnologia e inovação para territórios do interior” (POCI-01-0246-FEDER-181326).


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM