13 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Coimbra acolhe Centro de Alto Rendimento de Natação

6 de Outubro 2022

O município de Coimbra pretende tornar-se num centro de excelência para a prática do desporto de alto rendimento, aproveitando as infra-estruturas desportivas existentes, disse hoje o presidente da Câmara, José Manuel Silva.

O autarca, que falava na assinatura do protocolo de criação do Centro de Alto Rendimento de Natação na cidade, no âmbito de uma parceria com a Federação Portuguesa de Natação (FPN), Universidade e Instituto Politécnico de Coimbra, salientou que o objectivo da autarquia é “criar condições para que isso seja possível”

“É para nós relevante, como cidade de estudantes, universitária e desportiva, potenciar esta ligação [com a FPN, Universidade e Instituto Politécnico] entre a prática desportiva, o alto rendimento e o estudo, quer a nível secundário quer a nível do ensino superior”, sublinhou.

Salientando que este era um projecto ambicionado “há muito tempo”, José Manuel Silva disse o protocolo só se concretizou “depois do restabelecimento das normais relações com a FPN e com a colaboração da Associação de Natação de Coimbra”.

O presidente da Câmara de Coimbra frisou que a cidade “tem condições físicas, geográficas, de acessibilidade, de instalações, com um ensino superior de excelência, e com instalações desportivas a vários níveis partilhadas com a UC e o IPC”.

“Portanto, se nos reunirmos todos e fizermos este caminho em conjunto, estamos a contribuir para a prática desportiva, para a afirmação do desporto a nível nacional de alto rendimento em múltiplas modalidades e para tornar Coimbra um centro de alto rendimento desportivo”, sublinhou.

A escolha de Coimbra para o Centro de Alto Rendimento de Natação deveu-se, segundo o presidente da FPN, “às instalações óptimas para o desenvolvimento da modalidade, ao ‘know how’ científico de apoio, que permite as carreiras duais, na coordenação entre o sistema desportivo e educativo a nível universitário”.

Na sessão de hoje, a FPN assinou também protocolos com a UC e o IPC para a criação das carreiras duais, que vai permitir aos nadadores de alta competição articular os treinos e a competição com os estudos.

Os atletas vão utilizar o Complexo Olímpico de Coimbra.

Lusa


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM