A maçã volta a reinar em… Maçãs de Dona Maria, entre 28 e 30 deste mês, na segunda edição da festa que lhe é dedicada.
A Grande Festa da Maçã regressa após dois anos de paragem devido à pandemia. Trata-se de uma iniciativa, surgida em 2019, que tem como propósito promover a freguesia e a gastronomia local, bem como apoiar as associações, que dinamizam as tasquinhas do evento.
“É uma festa mais virada para o tradicional, mais ligada às raízes do nosso povo”, afirma Eduardo Laranjeira Craveiro, presidente da Junta de Freguesia de Maçãs de Dona Maria, autarquia que organiza o certame.
A maçã estará no epicentro de várias das actividades programadas, destacando-se a plantação de macieiras; um concurso de entradas, sobremesas e doces de maçã, “para incentivar o seu consumo e a promoção”; e a utilização do fruto como ingrediente em diversas iguarias à disposição no espaço de gastronomia.
Cabe à ACREDEM – Associação Social Cultural, Recreativa e Desportiva de Maçãs de Dona Maria, Associação da Casa do Povo de Maçãs Dona Maria e Grupo Motard 5 Vilas impulsionarem as tasquinhas, onde não faltarão a sopa porqueira e o leitão assado, “ícones da gastronomia da freguesia”.
O programa do evento abre na sexta-feira (28), com o Cantar “As Almas” e a abertura das tasquinhas. Para sábado (29), destaque para o concurso de cavadores, que recria uma actividade agrícola bem antiga; um passeio de burros, jogos tradicionais, o lançamento de um livro e a inauguração de duas exposições.
No domingo (30), realiza-se um passeio de ‘pasteleiras’ antigas e decorrem provas de vinhos da freguesia e do concelho de Alvaiázere.
Para o mesmo dia está marcada a segunda edição do Trail da Maçã, com uma prova competitiva de 14 km e uma caminhada de 10 km.
Durante os três dias do evento estão ainda programadas as actuações musicais da Banda The Carpets”, Grupo de Gaiteiros Ca’gaita, Banda Império, Grupo Os Marotos da Concertina, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria, Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, Grupo Musical Kwadril e DJ Ricky Simões.
“As nossas expectativas são elevadas, acreditamos que vai haver uma grande adesão, como houve há três anos, que foi um êxito, porque a festa começa a ser conhecida na freguesia e no concelho”, refere Eduardo Craveiro, que salienta o apoio ao evento dado pela Câmara Municipal de Alvaiázere.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM