18 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere: Centenário da Filarmónica Alvaiazerense vai ter concertos nas freguesias

23 de Outubro 2022

Oficialmente fundada a 11 de Outubro de 1923, a Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília celebra por estes dias o 99.º aniversário. Dizemos oficialmente, porque “sabemos que a Filarmónica já funcionava antes dessa data”, revela Manuel Francisco, presidente da direcção da colectividade. Desta forma, também sabemos que “há mais de um século que no nosso concelho há uma instituição que se dedica ao ‘ensino e divulgação da música’”. Sim, “é esta a expressão utilizada na escritura de constituição sobre a finalidade da instituição”, garante o responsável.

De acordo com o alvaiazerense, “ter uma Filarmónica com esta idade é uma honra para o concelho que foi, e continua a ser, uma mais-valia cultural sobretudo nos tempos em que não existiam quaisquer outras alternativas culturais”. Hoje, apesar da diversidade de opções a instituição “presta um importante serviço à comunidade no despertar da sensibilidade musical, no ensino da música, que continuamos a fazer gratuitamente, e abrilhantando festas, romarias, recepções e concertos”.

Apesar de “quase centenária”, a Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília não cheira a mofo, bem pelo contrário: ou não fosse a banda, “constituída por cerca de 50 elementos com idades compreendidas entre os 11 e os 72 anos”, numa média de idade a rondar os 25 anos.

Mas como nem só da banda se faz uma filarmónica a instituição também abraça valências que vão além dos concertos e apresentações. Na Escola de Música, professores especializados em diferentes instrumentos dão aulas semanais a “mais de 20 alunos”. A banda consta com meia centena de executantes, que também ensaiam semanalmente, e conta ainda com a valência de Orquestra Ligeira, onde 25 elementos se juntam a uma “interessante componente vocal” para momentos de grande valor cultural.

Ao longo de “uma vida longa” escolher um só momento que se destaque dentro da instituição não é tarefa fácil, onde não se pode esquecer “a participação, com outras Bandas, nas Festas da Rainha Santa, em Coimbra, na década de 60, a viagem a França, em 1996, a atribuição da medalha de ouro do concelho, em 1998, ou a cedência, por parte do Município de uma antiga escola primária para a sua sede, em 2003”.

Por agora, é tempo de olhar para o futuro, onde o grande objectivo passa por “dar continuidade à finalidade para que a instituição foi criada: ‘o ensino e divulgação da música’”, sem esquecer que no próximo ano se celebra o centenário da instituição.

Para assinalar a efeméride “daremos início a um programa comemorativo do centenário que ainda está em elaboração, mas posso adiantar algumas iniciativas: concertos nas freguesias, a gravação de um CD, publicação de um livro”, e ainda um “encontro com antigos executantes”, adianta Manuel Francisco.

A celebração do 99.º aniversário da Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília celebra-se a 29 de Outubro com o concerto da Orquestra Ligeira, no Agrupamento de Escolas de Alvaiázere. No dia seguinte (30), há missa de sufrágio na Igreja Paroquial de Alvaiázere, seguida de romagem ao cemitério e de um almoço comemorativo. A 1 de Novembro, a Banda Filarmónica apresenta-se na Festa da Marzugueira e para Dezembro está prevista a realização do tradicional concerto de Natal.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM