12 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere: Alva Canto promoveu intercâmbio cultural

10 de Outubro 2022

A Alva Canto – Associação de Cultura voltou a promover um intercâmbio cultural com um grupo coral internacional, desta feita, com o Coro Francesco Tomassini, do município italiano de Serra de’ Conti.

Para além do fomento da música coral, as duas entidades têm em comum o facto de provirem de municípios que promovem iniciativas que têm por base o chícharo. De facto, tal como o Município de Alvaiázere, também a comuna de Serra de’ Conti promove um festival gastronómico dedicado a esta leguminosa, pelo que a data escolhida para a visita do coro italiano a terras de Alvaiázere tenha sido coincidente com o certame “Alvaiázere Capital do Chícharo”.

Os 25 elementos da comitiva italiana chegaram na noite do dia 29 de Setembro, tendo regressado no domingo dia 2 de Outubro.

Na sexta-feira, dia 30 de Setembro, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do concelho de Alvaiázere. Começaram o dia com um pequeno-almoço oferecido pela Junta de Freguesia de Maçãs de Dona Maria, tendo visitado o centro desta vila histórica. Seguiu-se um passeio pedestre pela Serra de Alvaiázere, com passagem pelo Santuário de Nossa Senhora dos Covões, e final na sede do Clube de Caçadores do Concelho de Alvaiázere, onde foi servido, como almoço, um tradicional “Cozido à Portuguesa”.

No período da tarde, depois de uma subida ao cume da Serra de Alvaiázere e visita ao baloiço panorâmico, rumou-se aos paços do Município, onde a comitiva visitante, que se fazia acompanhar pelo vereador da cultura de Serra de’ Conti, foi recebida no Salão Nobre pelo Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, João Guerreiro, e pelo Vice-Presidente do seu executivo, Flávio Craveiro, que tem atribuído o pelouro da Cultura.

Seguiu-se o passeio a pé até ao Museu Municipal, tendo havido oportunidade de visitar a Igreja Matriz de Alvaiázere, consagrada a Santa Maria Madalena, e veja-se, coincidência das coincidências, também a Santa Padroeira de Serra de’ Conti!

Pelas 21:00, deu-se início ao Festival Internacional de Música Polifónica de Alvaiázere , subindo ao palco do auditório Fernando Marques Lopes, o Coral Alva Canto, o Coro Infanto-Juvenil de Alvaiázere e, naturalmente, o Coro Francesco Tomassini.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM