Setembro até pode ser sinónimo de regresso às aulas e às rotinas laborais, no entanto, em Soure o nono mês do ano é sinónimo de romaria, com a realização das tradicionais Festas de São Mateus, que englobam ainda a Feira Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio, Industrial de Soure (FATACIS). O certame arrancou ontem (15) e estende-se até a 21 de Setembro, prometendo muita animação.
Neste caso em particular, não se trata de um regresso após dois anos de pandemia por covid-19, uma vez que o “evento nunca foi interrompido”, explica Mário Jorge Nunes, presidente da autarquia, enquanto admite que “fizemos um esforço, naquilo que eram as normas legais e as orientações da Direcção Geral da Saúde” e por isso “quer em 2020, quer em 2021, levámos a cabo a realização das feiras anuais de São Mateus”, mesmo que em moldes distintos.
Uma vez que “em 2020 só realizamos as feiras”, sendo que as Festas de São Mateus “só foram realizadas de forma virtual, sem assistência ao vivo”, com divulgação e transmissão “on-line”. O edil relembra que nesse ano “transformámos o Pavilhão Multiusos de Soure num ‘estúdio’, onde apenas estiveram presentes os intervenientes e os técnicos ligados ao espectáculo”. Já em 2021, o evento “foi realizado de uma forma mais aberta, já com alguns espectáculos”, assim como a realização da FATACIS e da Feira da Madeira.
12 hectares de festa
Para este ano, “as expectativas são de que o teremos um São Mateus igual aos melhores dos últimos anos”, onde voltaram a ser ocupados “cerca de 12 hectares de espaço de feiras, espectáculos, exposições e actividades variadas”, em que Mário Jorge Nunes espera recebem “mais de 120.000 visitantes durante os sete dias de festa”.
Por estes dias, Soure acolhe as quatro feiras tradicionais: da Madeira, das Nozes, das Cebolas, Franca ou Generalista e a Feira das Freguesias, com organização da autarquia, além da FATACIS – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio, Indústria de Soure, cuja organização fica a cargo da Associação Empresarial de Soure (AES).
Com um orçamento total estimado em “cerca de 300.000 euros, em que 250.000 são de investimento municipal e o restante está a cargo da Associação Empresarial”, este é o maior e mais representativo evento de cariz cultural, económico, social e recreativo do concelho desde há vários séculos, e assume uma “particular relevância para os agentes económicos, com grande significado na dinâmica concelhia” e um modelo de organização e gestão que permanece inalterado, até porque, segundo o edil, as festas são feitas para ocupar a vila. Como tal, haverá diversos pontos de animação em vários espaços do centro histórico.
Espectáculos e actividades
No que toca à animação, os Calema são os cabeça-de-cartaz dos espectáculos musicais do ‘São Mateus’ e actuam em Soure amanhã (17).
Ontem, naquela que foi a primeira noite de São Mateus, o habitual “concerto de honra” foi, este ano, ao som do fado, com o grupo de António Catarino e a voz da fadista Ana Lains. Recorde-se que ontem foi também assinalada oficialmente a inauguração do recém-requalificado Mercado Municipal.
Hoje (16), sobem ao palco a artista sourense Estrela Gomes e Nena. Para amanhã é então a vez dos irmãos António Mendes Ferreira e Fradique Mendes Ferreira, a dupla que forma os Calema, enquanto no domingo (18) actua Miguel Gameiro.
Na segunda-feira (19), os Minhotos Marotos prometem momentos de boa animação, e na terça-feira (20), dia da tradicional romaria à capela de São Mateus, “é esperada grande afluência” para assistir à missa de encerramento das festas e confraternizar no tradicional picnic, que acontece à sombra das oliveiras, haverá baile popular.
Na quarta-feira (21), feriado municipal, o programa é dedicado à sessão solene comemorativa do Dia do Município e à inauguração da obra de requalificação da Piscina Municipal Coberta de Vila Nova de Anços. Na cerimónia do Dia do Município serão atribuídas medalhas de mérito municipal. No caso, a Medalha de Honra – Grau Prata, a título póstumo, a António dos Santos Mota, recentemente falecido, e a Medalha de Mérito Cultural ao grupo “Balbúrdia”, um projecto musical com origem na localidade de Cercal, e que completou já 25 anos de actividade ininterrupta.
Na ocasião, serão também entregues as Bolsas de Mérito Escolar e os prémios aos vencedores do concurso de fotografia.
“O(s) Caminho(s) da Liberdade” em fotografia
Vera Lúcia Rodrigues é a grande vencedora da primeira edição do concurso de fotografia, organizado pelo Gabinete de Comunicação e Relações Públicas do Município de Soure, a quem vai ser atribuído um prémio monetário de 600 euros. Márcia Martins e a Duarte Cachulo são os dois ‘fotógrafos’ que recebem menção honrosa e 200 euros pela sua participação no desafio fotográfico.
Os prémios serão entregues na cerimónia solene do Dia do Município (21), sendo que todos os trabalhos apresentados estarão em exposição no átrio dos Paços do Concelho, durante as Festas de São Mateus.
A iniciativa pretendia “promover o concelho, dar a conhecer o território e as suas gentes, fomentando a descoberta do património local e divulgando as suas inúmeras riquezas e potencialidades, usando a imagem como incentivo à participação da comunidade na construção da identidade e memória colectiva”, através do tema “O(s) Caminho(s) da Liberdade”
O tema foi proposto pelo Conselho Municipal de Juventude, “procurando prestar uma homenagem ao acontecimento histórico do 25 de Abril de 1974, que recentemente se celebrou, bem como ao percurso/caminho realizado até ao passado dia 25 de Março de 2022, data em que o tempo em democracia ultrapassou a duração da ditadura”.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
(A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, marcou presença ontem na abertura das tradicionais festas)
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM