12 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Romanos voltaram a passar por Ansião

14 de Setembro 2022

No Complexo Monumental de Santiago da Guarda viajou-se até ao tempo dos Romanos nos passados dias 10 e 11 de Setembro com o Forum Romano.

A abertura ao início da tarde de sábado ficou marcada pelo Colóquio “Cultura e Cidadania no Tempo dos Romanos”, antecedido de uma visita orientada ao local, que contou com as comunicações de especialistas: “Crescer reconhecendo, a emotividade como factor de ligação ao passado”, por Alexandra Figueiredo, do Departamento de Arqueologia do Instituto Politécnico de Tomar; “Como vemos hoje os antigos romanos”, por Carlos Fabião, da Universidade de Letras da Universidade de Lisboa; e “Integração cultural e integração política na Lusitânia Ocidental”, por Virgílio Correia, do Museu Monográfico de Conímbriga. João Patrício foi o moderador da sessão, cujo encerramento ficou a cargo do Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues.

A este momento seguiu-se a Recriação do Baptizado, do Casamento e do Funeral e o Cortejo Romano. A Abertura das Tabernas marcou o arranque da programação da noite, permitindo a degustação de gastronomia tradicional confeccionada e servida pelas associações concelhias Associação Cultural e Recreativa de Promoção Social de Lagoa Parada; Associação de Moradores e Amigos do Lugar dos Netos; Associação Os Moscardos; Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda; e União Desportiva de Santiago da Guarda.

A noite terminou com o Espectáculo de Fogo “Agni Lumen”, pela companhia Art’Encena, que trouxe luz e cor ao quadro que se pintou no Complexo Monumental por estes dias, sendo os momentos de música e dança dinamizados pelos grupos Almanach Cooperativa, Arraiadollos, Porta da Traição, Vadefolia e Rast.

No domingo de manhã foram promovidas as Oficinas Romanas “Filosofia”, “Lucernas”, “Mosaico” e “Bulas”, outros momentos criativos de revisitação do passado. Depois do banquete nas Tabernas, teve lugar a sessão de contos “Vero, a contadora de histórias”, seguido do momento alto da programação – as Romaníadas, que puseram frente a frente as diversas freguesias do concelho em jogos de poder e de diversão.

Seguiu-se a Veneração aos Deuses e uma demonstração de Estratégias de Combate da Legião, que culminou com o espectáculo de manipulação de fogo “Música no Mercado”, com que se encerrou a programação.

Produtos regionais e artesanato local compuseram o cenário, com a presença de produtores e artesãos locais e regionais, que demonstraram o seu saber fazer, como herança daqueles que, em tempos de outrora, ocuparam esta Villa Romana.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM