A Academia de Programação Informática de Meirinhas, no concelho de Pombal, vai abrir portas no próximo dia 1 de Outubro, no Centro de Ocupação à Juventude, instalado na antiga escola primária local.
Esta academia, dirigida a jovens dos 10 aos 18 anos, funcionará semanalmente aos sábados de manhã e será dinamizada pela empresa HappyCode.
A propina mensal será de 25 euros, sendo que o 2.º filho inscrito terá um desconto de 50%, enquanto a inscrição do 3.º filho é gratuita.
De acordo com os responsáveis, a academia pretende desenvolver nos jovens da freguesia de Meirinhas competências altitudinais, tais como o pensamento crítico, a criatividade, a comunicação e a colaboração; desenvolver um maior gosto pelas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) por parte da população escolar, influenciando positivamente escolhas futuras em termos de carreira; contribuir para uma maior escolha dos elementos do sexo feminino pelas áreas tecnológicas; promover a freguesia de Meirinhas e as suas potencialidades junto da população infantil da região e da restante comunidade; bem como contribuir para uma maior aculturação das escolas da necessidade do foco do currículo nas áreas tecnológicas.
“O projecto consiste no desenvolvimento de competências em crianças da freguesia de Meirinhas através do ensino da programação informática e de ferramentas básicas de literacia digital, dotando-as assim de ferramentas essenciais para o mundo actual, impactando positivamente no sucesso escolar destes alunos”, salienta uma nota de imprensa da Junta de Freguesia, explicando que os alunos aprenderão a programar através do currículo Happy Code e com a orientação de professores Happy Code. Em cada um dos semestres em que se divide o curso serão realizados projectos guiados e autónomos, tendo lugar no final do ano a apresentação pública com a presença da comunidade.
A Junta de Freguesia de Meirinhas, liderada por João Pimpão, defende que “a ocupação dos tempos livres de jovens, aliada à sua capacitação nas áreas do digital, concorre para uma melhor percepção da sociedade e do desenvolvimento e para os novos paradigmas de relacionamento”.
A Academia de Programação Informática é “mais uma importante iniciativa de dinamização do Centro de Ocupação à Juventude existente nas instalações da antiga Escola Primária, bem como da inclusão da juventude na prioridade da acção da freguesia, a par com a ‘Jovem Presidente da Junta de Meirinhas’ e com as várias parcerias com o IPDJ na dinamização de projectos de ocupação de tempos livres, entre outras iniciativas”, enfatiza aquela autarquia.
Para a Junta, “a reputação de qualidade dos projectos e currículos da HappyCode, que mantém um conjunto de turmas em vários concelhos da região Centro, sempre com elevadas taxas de participação e com uma reconhecida reputabilidade, reforçam o nível distintivo da Academia de Programação Informática de Meirinhas”.
As inscrições encontram-se abertas, podendo a respectiva ficha para o efeito ser solicitada através do e-mail geral@jf-meirinhas.pt.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM