As Festas de São Miguel vão realizar-se em Penela de 28 de Setembro a 2 de Outubro, este ano com a Câmara Municipal a apostar forte na recuperação do evento no pós-pandemia, incluindo Tony Carreira como cabeça-de-cartaz dos espectáculos musicais.
“Estamos numa altura especial, que marca o período pós-covid, sentimos que as pessoas estão sedentas de festas, de convívio, de momentos de confraternização, e, portanto, queremos recuperar as Festas de São Miguel como o grande momento de reencontro da família penelense”, afirma o autarca Eduardo Santos.
O certame inclui a mostra de actividades económicas Fagrip e a centenária Feira das Nozes, recuperando também uma vertente cultural e reforçando o cartaz de espectáculos musicais, tendo em vista a atracção de mais visitantes, com actuações em dois palcos.
Tony Carreira, que actua na noite de sábado (1 de Outubro), é o grande chamariz, mas há a destacar também a presença de Fernando Daniel (sexta-feira, 30) e Augusto Canário (domingo, 2). Concertos com entrada livre.
“Os municípios têm a obrigação de trazer aos seus munícipes espectáculos e eventos culturais de qualidade, e queremos fazê-lo com o intuito de aumentar aquilo que é o orgulho de ser penelense”, sustenta o presidente da Câmara, adiantando que foram conseguidas “condições especiais” para a contratação de alguns dos artistas.
Eduardo Santos traça como meta a reentrada do São Miguel “no calendário das grandes festas da região, atraindo expositores, comerciantes e também patrocinadores”.
“Este é um ano de semear para colhermos mais tarde. Queremos trazer muita gente a Penela, queremos colocar Penela no centro dos grandes eventos da região”, reforça o autarca.
Fagrip e feira das nozes
A Fagrip volta a mostrar os recursos económicos da região, com os visitantes a poderem desfrutar também dos produtos endógenos de Sicó, do queijo Rabaçal ao vinho, passando pelo azeite, o mel, entre outros.
“Quando olhávamos para aquilo que eram as nossas receitas com o São Miguel e a Fagrip, percebíamos que o número de participantes vinha a diminuir ao longo do tempo, porque quando não se investe também é expectável que expositores, feirantes e patrocinadores se desinteressem por aquilo que é a feira”, refere o autarca, tencionando inverter tal desiderato.
Os visitantes poderão também, ao longo dos cinco dias do evento, degustar a boa gastronomia regional nas ‘tasquinhas’ dinamizadas por associações concelhias.
Na quinta-feira (29), assinala-se o Dia do Município, com a realização da habitual sessão solene, cujo programa está a ser ultimado.
No domingo (2), manhã cedo, são as nozes a reinar na secular feira que habitualmente atrai muita gente às ruas da vila.
O programa de animação das Festas de São Miguel integra ainda outras manifestações culturais e desportivas que ajudam a dinamizar o evento.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM