12 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Obra de reabilitação da “Casa da Legião” condiciona trânsito

25 de Setembro 2022

A empreitada de reabilitação da “Casa da Legião”, em Penela, vai obrigar a condicionamentos de trânsito a partir deste segunda-feira (26). A rua 25 de Abril vai ficar com a faixa de rodagem mais estreita e a rua a poente do edifício será ocupada pelo estaleiro da obra, ficando encerrada ao acesso pedonal e de veículos. Recorde-se que a Câmara Municipal de Penela pretende criar neste edifício degradado e devoluto, de estilo art-deco, um espaço vocacionado para cultura e turismo, num investimento superior a 460 mil euros.

Uma das principais entradas da vila de Penela vai ter condicionamentos de trânsito nos próximos meses. A instalação do estaleiro da empreitada de reabilitação da “Casa da Legião” vai iniciar-se esta segunda-feira. obrigando ao estreitamento da via da rua 25 de Abril, assim como ao encerramento da rua a poente do edifício.

Esta obra da Câmara Municipal de Penela pretende reabilitar a denominada “Casa Freire Gravador”, também conhecida popularmente como “Casa da Legião”. Um edifício de 1908, de estilo art-deco e que se encontra degradado e devoluto.

Agora, a autarquia penelense vai avançar com uma profunda reabilitação do espaço, que pretende que venha a acolher serviços administrativos, tendo ainda as valências de complemento e apoio à oferta cultural e turística do concelho, podendo acolher exposições e ateliês.

A empreitada foi consignada, no passado dia 26 de Agosto, à empresa Veiga Lopes, S.A., que venceu o concurso público, num investimento superior a 464.783,25 euros, com um prazo de execução estimado de 420 dias.

Segundo a edilidade, as alterações necessárias foram criteriosamente estudadas para que o edifício e a sua originalidade não fossem desvirtuados, sendo que a intervenção incidirá na redefinição do espaço interior, na substituição e reforço de elementos estruturais, e nas infra-estruturas e acesso para pessoas com mobilidade condicionada, numa área total de construção de 360 metros quadrados.

Este projecto tem financiamento comunitário, estando integrado na adenda ao contrato do Plano de Acção para a Regeneração Urbana de Penela.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM