30 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Feira nacional coloca Pombal no “epicentro” do artesanato e gastronomia

18 de Setembro 2022

Couro, porcelana, madeira, tecido, vime ou ferro… há opções para todos os gostos e muito para ver naquela que será a XXVII Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas de Pombal. O evento realiza-se de 23 a 25 de Setembro no Expocentro, Centro Municipal de Exposições de Pombal, e junta “cerca de centena e meia de artesãos” oriundos de “várias regiões do país”, revela Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal.

O evento tem como objectivos valorizar o artesanato nacional e fomentar o aparecimento de jovens artesãos e de novas actividades na área dos ofícios tradicionais, estando a organização a cargo da Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal (ADILPOM) em parceria com o município pombalense. Para além dos artesãos vindos das várias regiões do país, a organização dá enfoque aos “expositores de produtos regionais e locais”, com destaque para a presença da Associação Terras de Sicó.

De acordo com o autarca, “a Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas assume-se como um evento que tem dois méritos muito importantes” e que estão na sua génese, “o envolvimento entusiasta da comunidade e a promoção do nosso território a nível regional e nacional”, assumindo Pombal como o “epicentro do que de melhor existe ao nível do artesanato no nosso país”.

Para a edição deste ano, “as expectativas são grandes porque assinalamos o regresso desta iniciativa pela qual os pombalenses têm muito carinho e tenho a certeza que as pessoas vão gostar das várias surpresas que estão a ser preparadas para valorizar o evento e sobretudo para promover positivamente o nosso concelho e todo o nosso potencial”, adianta Pedro Pimpão.

Por outro lado, o certame tem também uma componente de promoção gastronómica, contando “com 11 tasquinhas, representativas das diversas freguesias do concelho, promovendo as melhores iguarias de cada um dos territórios”.

Para a edição deste ano, a organização destaca “a transmissão em directo, na tarde de domingo (25), do programa ‘Aqui Portugal’ da RTP. Para além do artesanato e da gastronomia, animação também não faltará durante os três dias em que se realiza o evento. Logo no arranque do evento, na sexta-feira (23), às 18h00, está prevista a actuação do grupo de gaiteiros ‘Os Ramboias’. Mais tarde é a vez de Graciano Ricardo animar o público e a noite termina ao som do Dj Vito.

No sábado (24), as portas da Expocentro abrem-se pelas 12h00, sendo que a animação com o Grupo Coral ‘Os Ganhões’, de Castro Verde, inicia-se a partir das 16h00.  Os Bombos de Carnide actuam pelas 21h30 no palco do Expocentro. A animação nocturna arranca ao som de Artur João e termina, pelas 03h00, com Dj Paulo Sousa.

No último dia de Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas de Pombal as portas voltam a abrir-se pelas 12h00, para que os visitantes possam aproveitar a oportunidade de degustar os sabores tradicionais da região num almoço domingueiro. A tarde de animação fica a cargo do Grupo de Concertina ‘Carlos Barbosa’ e do grupo ‘Concertinas do Marquês’.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM