28 de Novembro de 2023 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa avança com plano de redução de consumo de água

1 de Setembro 2022

O Município de Condeixa vai avançar com um plano de redução de consumo de água, adoptando medidas nos edifícios e espaços públicos e promovendo campanhas de sensibilização junto da população, em resposta à situação crítica de seca que se vive no país.

“O problema das alterações climáticas, com consequências a vários níveis, é o maior desafio que enfrentamos actualmente e os níveis de seca que atingimos este ano são um aviso sério para que se tomem medidas rapidamente. Nesse sentido, preparámos um primeiro plano com medidas diferenciadas que pretendem, por um lado, promover uma poupança imediata nos consumos de água e, por outro, medidas preventivas que favoreçam a sustentabilidade”, declara Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

Entre as medidas mais imediatas, de carácter temporário, contam-se o desligamento do abastecimento de espelhos de água na Praça da República e Museu PO.RO.S, a redução dos tempos de rega diária dos espaços verdes, assim como do consumo de água realizado em edifícios municipais, entre outras acções.

O plano prevê ainda a adopção, a curto prazo, de outras medidas como sejam a substituição de torneiras por outras com temporizador e eventualmente redutor, a instalação de sistemas de rega inteligente em espaços verdes que ainda não possuem este tipo de equipamento ou a reactivação de furos para uso em situação de emergência, entre outras.

“A população deve encarar estas medidas como um exemplo do que pode ser feito em casa. É fundamental que cada um colabore, nas suas rotinas diárias, na redução do consumo de água, com o objectivo de preservar um bem insubstituível e indispensável à sobrevivência humana. Nesse sentido serão promovidas acções de sensibilização junto da população, mas também das empresas, comércio e serviços”, acrescenta a vereadora Ana Manaia, responsável pela área da Sustentabilidade ambiental e economia circular.

Com o país em níveis de seca severa e extrema e perante os constrangimentos europeus ao nível da energia, o Município de Condeixa-a-Nova pretende adoptar medidas preventivas no domínio da gestão da água e da poupança e eficiência energética.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM