29 de Setembro de 2023 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere: Chícharo atrai a festival gastronómico de 30 de Setembro a 2 de Outubro

18 de Setembro 2022

O chícharo volta a reinar em Alvaiázere entre 30 de Setembro e 2 de Outubro, na 18.ª edição do festival gastronómico que promove aquela leguminosa, já uma marca do concelho.

Para além da vertente gastronómica, o evento ‘Alvaiázere Capital do Chícharo’ conta com espectáculos musicais, mercado de produtos endógenos, artesanato e velharias, e animação de rua, surgindo este ano separado da Fafipa, que se realizou em Junho.

“Somos orgulhosamente a ‘capital do chícharo’ e é uma marca que queremos manter e vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para ir valorizando cada vez mais”, afirma João Guerreiro, presidente da Câmara Municipal promotora do festival.

Para o autarca, o certame pretende “dinamizar o território, atrair pessoas, ajudar os agentes locais, o comércio, alguma indústria, a hotelaria e os restaurantes, que também estão envolvidos no próprio festival”.

O chícharo é uma leguminosa com algumas semelhanças entre o tremoço e o grão que nas terras calcárias da região de Sicó se tem cultivado ao longo dos anos sem nunca se ter perdido esta tradição. Trata-se de um produto biológico, cultivado ao sabor das estações do ano e das terras secas calcárias, sempre presente na vida das gentes de Alvaiázere, que tal como os milhares de visitantes esperados ao longo dos referidos três dias, têm a oportunidade de saborear diversos pratos confeccionados à base de chícharo, da recente colheita.

Associações dinamizam tasquinhas

Numa tenda gigante, oito associações do concelho dinamizam as tasquinhas gastronómicas, a que se juntam outras quatro também participantes no certame. “É uma forma da autarquia também ajudar as colectividades e, em simultâneo, promover a nossa gastronomia e o nosso concelho”, realça João Guerreiro.

À espera de uma afluência de milhares de pessoas ao evento, também os restaurantes locais apostam no chícharo para atrair clientela, numa parceria com a edilidade que “ajuda a promover Alvaiázere”.

O autarca sublinha que o festival integra a estratégia assumida de dinamizar o concelho. “Dinamizar também é isto: criar condições para que quer os agentes locais, quer a população, tenham formas de atrair visitantes para dar a conhecer Alvaiázere e afirmar Alvaiázere na região e no país”, reforça Guerreiro.

Com o programa final a ser ultimado, já é possível dar nota dos espectáculos musicais com nomes como Miguel Araújo, Maninho ou Lorenzo, e de um conjunto de outras actividades integrantes do certame como o V Trail do Chícharo, o passeio de bicicletas antigas ou o concurso de “ornamentação de janelas, varandas, montras e ruas da minha terra”.

“Esperamos que seja um evento com muito sucesso, que consiga atrair muitas pessoas a Alvaiázere, dar a conhecer o concelho, as suas potencialidades e os seus produtos endógenos, valorizando o património local e o que de melhor temos para mostrar e apreciar”, preconiza o autarca, lembrando a boa afluência aos eventos realizados no último ano, como o FICA, o Fim-de-Semana da Juventude ou a Fafipa, numa “dinâmica consistente de atractividade para o território”.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM