No âmbito do projecto Erasmus+ “ECO-LOGIC Environmental Consciousness as Opportunity: from Leonardo to Oncoming, Globally Involved Citizens” desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas Martinho Árias, 15 estudantes do 8.º ano, acompanhados por diversos docentes, participaram em actividades de mobilidade em Itália e Lituânia, no presente ano lectivo.
Também durante este ano lectivo, e no âmbito deste projecto, o agrupamento acolheu os colegas estrangeiros. Esta actividade decorreu em Dezembro de 2021 e estiveram 21 estudantes, acompanhados dos respectivos docentes, uma semana em Soure a analisar diversos problemas ambientais, desde a poluição ao desgaste da orla costeira provocada pelo aumento do nível da água do mar. Durante essa semana aprendeu-se como pode a fotografia ser uma boa forma de alertar para os problemas ambientais.
Este projecto é coordenado por uma escola italiana, tem como entidades parceiras o Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Soure, e ainda escolas da Grécia, Dinamarca e Lituânia.
De acordo com a instituição, com a actividade “pretendia-se que através de práticas artísticas como a música, a fotografia, a cerâmica, o teatro e ainda a robótica os estudantes desenvolvessem a sua consciência ambiental e promovessem práticas de protecção ambiental”. Para além destes objectivos pretende-se, igualmente, que os estudantes “melhorem as suas competências em línguas estrangeiras, desenvolvam o seu sentido de cidadania europeia e consciência cultural”.
É entendimento do agrupamento que “estas experiências de aprendizagem internacional são uma mais-valia para o desenvolvimento integral do estudante, promovem a aprendizagem em outros cenários que não a escola e são uma forma de toda a comunidade educativa se enriquecer e desenvolver”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM