9 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Mostra Gastronómica de Alitém promove raízes e cultura local

18 de Agosto 2022

A região de Alitém veste-se de festa, no final deste mês, para a habitual Mostra Gastronómica, nesta que é já a sua 20.ª edição. O evento decorre de 26 a 28 de Agosto, em São Simão de Litém, e promete sabores tradicionais, artesanato, passeios de ‘comboio’ e muita animação.

Dinamizado pela União das Freguesias de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, o certame pretende, acima de tudo, “promover as raízes e cultura local”, através da dinamização de várias actividades, garante Manuel Nogueira Matos, presidente da União das Freguesias, enquanto explica que aliada à tradição, o desejo de “promover e a divulgar o que de melhor se faz na nossa terra a nível gastronómico, cultural, social e musical” continua a mesma.

 

Tortulho e carneiro

A divulgação das tradições gastronómicas e culturais é o grande ponto forte deste evento, que terá na zona das tasquinhas o local mais povoado. No total são quatro os espaços onde vai ser possível apreciar os melhores sabores, “como os tortulhos, o carneiro, além do bacalhau ou dos grelhados”, preparados com todo o cuidado pelas associações da União de Freguesias, que estão encarregues de dinamizar o espaço.

De acordo com o autarca estas instituições “acabam por ter um papel muito importante na festa”, uma vez que “para além de aproveitarem o evento para aumentar as suas receitas”, com a comercialização de petiscos tradicionais ou peças de artesanato, “também promovem o trabalho que vão desenvolvendo ao longo do ano”.

 

Duas dezenas de expositores

Manuel Nogueira Matos revela que na Mostra Gastronómica da Região de Alitém vão estar presentes cerca de duas dezenas de expositores, entre o tecido empresarial e associativo, para além de alguns artesãos locais e regionais. No que diz respeito à animação, o autarca lamenta “o aumento abruto dos preços, especialmente no que diz respeito ao aluguer de material”, no entanto “há apontamentos que mesmo assim não queríamos deixar de ter, como o comboio turístico que leva os visitantes a passear pelos diversos pontos de interesse da freguesia”. Desta forma, “estão reunidas as condições para que seja uma grande festa”, garante.

 

Programa

A abertura do certame, que tem entrada livre, acontece às 19h00 de dia 26 de Agosto (sexta-feira). A noite continua com a actuação do Duo Ângelo Miguel e Anabela. O primeiro dia de festejos encerra ao som de DJ Brunomj.

No sábado (26), as tasquinhas abrem às 12h00, possibilitando aos visitantes que almocem já no certame. A tarde está reservada para actuação de um grupo de cavaquinhos e a apresentação dos alunos da “Escola de Música”. A festa nessa noite fica a cargo da banda MOV e do DJ Vítor Jorge.

No último dia (domingo, 27), realiza-se o habitual passeio pedestre, a partir das 09h00, podendo depois almoçar nas tasquinhas. Às 14h30 a animação começa com o Projecto Drama e Beiço e segue com a autuação de concertinas. O certame encerra ao som do acordeonista António Ribeiro. Durante o decorrer da feira, as crianças terão à sua disposição várias actividades, nomeadamente, um divertido parque insuflável.

 

Ana Laura Duarte

[NOTÍCIA PUBLICADA NA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM