13 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Fóssil de dinossauro encontrado pode ser o maior do Jurássico Superior

11 de Agosto 2022

Em Pombal, um proprietário descobriu um esqueleto de dinossauro no seu terreno. A equipa internacional de cientistas foi alertada e encontra-se, desde então, a estudar o fóssil e a desenterrá-lo.

Segundo os especialistas, trata-se de um saurópode, um dinossauro conhecido pelo seu grande corpo, longo pescoço e cauda comprida. O animal pode atingir os 12 metros de altura e os 25 metros de comprimento. Embora ainda esteja a decorrer a investigação e existam poucas informações, acredita-se que este é um dos maiores esqueletos de dinossauro da Europa, ou talvez do mundo.

“Não é nada habitual encontrar todas as costelas num animal como este, muito menos na posição em que estariam no corpo, colocados no mesmo sítio”, explicam os investigadores.

A equipa de paleontólogos que têm estado a trabalhar na jazida, no concelho de Pombal, foram recebidos, na manhã desta quarta-feira, 10 de Agosto, pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, após o autarca ter visitado o local no final da passada semana.

Os trabalhos paleontológicos, conduzidos pelo IDL – Instituto Dom Luiz, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, UNED – Universidad Nacional de Educación a Distancia e Universidad Complutense de Madrid, revelou tratar-se de um “grande saurópode”, possivelmente do grupo Brachiosauridae, “eventualmente correspondente ao maior dinossáurio encontrado no Jurássico Superior”.

O presidente da Câmara Municipal de Pombal agradece o “excelente trabalho científico” que aquela equipa de paleontólogos “verdadeira excepcional” tem vindo a realizar no concelho. Deixou também uma palavra especial de agradecimento ao proprietário do terreno pela “enorme sensibilidade relativamente a esta matéria e à importância destes achados com mais de 140 milhões de anos e que se encontram num estado de conservação verdadeiramente invulgar.”

Os investigadores irão apresentar ao município um relatório sobre o potencial de valorização dos diversos achados paleontológicos na região de Pombal, estando a autarquia disponível para analisar as propostas que virão a ser feitas, podendo passar pela criação de um núcleo museológico associado à ciência da paleontologia.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM