29 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Câmara investe meio milhão de euros em veículos eléctricos

23 de Agosto 2022

O parque automóvel da Câmara Municipal de Pombal foi reforçado com a aquisição de um autocarro e quatro veículos ligeiros eléctricos, num investimento de mais de meio milhão de euros, de forma a “promover a utilização de energias limpas, contribuindo para a promoção de estratégias de baixo teor de carbono”, adianta a autarquia.

De acordo com a nota de imprensa enviada pela edilidade, a aquisição de um autocarro eléctrico, com respectivo carregador, para integrar o sistema de transportes públicos urbanos (Pombus) foi aprovada durante a última reunião do executivo. O veículo terá uma lotação de 60 passageiros, dos quais 20 são lugares sentados, e será adaptado com condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e/ou condicionada, dispondo de um lugar para cadeira de rodas.

A aquisição deste autocarro eléctrico, e do respectivo carregador, “representa um investimento de mais de 330 mil euros, acrescido de IVA, totalizando cerca de 412 mil euros”, revela.

“Ainda no seguimento das políticas ambientais para a prossecução dos objectivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos desígnios nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, através da redução de emissões de gases com efeito de estufa no domínio dos transportes, a Câmara Municipal de Pombal adquiriu quatro automóveis eléctricos”.

A aquisição foi realizada em regime de locação financeira, através da celebração de um contracto de leasing com a duração de 48 meses, num investimento total de perto de 104 mil euros. Foram também adquiridos quatro carregadores para veículos eléctricos, nomeadamente dois de carregamento normal e outros dois de carregamento semi-rápido, num investimento total de 33 mil euros, acrescido de IVA.

Aquelas viaturas irão substituir quatro outras viaturas movidas a combustível fóssil (gasóleo), do parque de viaturas do Município, com mais de 20 anos de vida.

Esta aquisição ocorreu no âmbito do Programa de Apoio à Mobilidade Eléctrica na Administração Pública, através do Fundo Ambiental, que visa apoiar a aquisição, de forma faseada e por substituição de veículos com mais de dez anos, de 1200 veículos eléctricos, em regime de aluguer, durante um período de 48 meses, bem como de postos de carregamento e de sistemas de georreferenciação e monitorização.

A comparticipação máxima a atribuir pelo Fundo Ambiental corresponde a um valor de 60 mil euros, sendo o valor restante suportado pelo orçamento municipal.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM