12 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Câmara atribui apoios de 113.500 euros ao associativismo cultural

4 de Agosto 2022

A Câmara Municipal de Pombal aprovou, na sua reunião de 27 de Julho, atribuir um apoio financeiro de 113.500 euros a diversos promotores culturais do concelho, que apresentaram as suas candidaturas no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural e que reuniram condições de elegibilidade.

Com a respectiva deliberação, o executivo presidido por Pedro Pimpão, reconhece o “empenho das diversas associações culturais e recreativas do concelho em promover diferentes performances artísticas que projectam Pombal a nível nacional, regional e internacional”, considerando que o apoio municipal “é importante para o desenvolvimento das actividades culturais e criativas das várias associações, enriquecendo por essa via a dinâmica associativa concelhia”.

Considera, ainda, que as associações culturais “necessitam de apoio financeiro de forma a contribuir para que possam salvaguardar as suas dificuldades vividas nestes dois últimos anos”, referindo que as mesmas “têm desenvolvido um esforço enorme durante este último ano para manterem as suas actividades”.

De acordo com a respectiva deliberação, cada um dos quatro ranchos folclóricos federados efectivos receberão um apoio de 2.500 euros cada, enquanto que os restantes sete ranchos folclóricos não federados serão apoiados com uma verba de 2.000 euros cada.

Por sua vez, será atribuída uma verba de 9 mil euros a cada uma das quatro bandas filarmónicas que se candidataram, enquanto cada uma das suas escolas de música receberão um apoio de 3.000 euros cada.

Considerando a importância da formação na elevação da qualidade das bandas filarmónicas, a Câmara Municipal atribui um apoio complementar correspondente a 25% do custo tido com os professores para os alunos que integram cada uma das bandas filarmónicas. Um apoio que totalizará um valor de 8.500 euros, e abrange 85 alunos.

A proposta contempla igualmente a atribuição de um apoio financeiro de 2.000 euros a distribuir pelas escolas de música inseridas noutras associações, bem como uma verba de 13.000 euros para financiar cinco grupos de música do concelho, que receberão apoios de entre os 4.500 e os 1.000 euros.

Quanto aos grupos de teatro, será atribuída uma verba total de 8.500 euros, sendo ainda atribuída um valor total de 9.500 euros a outras cinco associações culturais.

As colectividades que não enviaram a documentação em falta ou que não responderam a pedidos de esclarecimento enviados pelos serviços da Unidade de Cultura, serão consideradas na próxima fase de atribuição de apoio, caso venham a ser aprovadas.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM