8 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: “Casa da legião” será posto de turismo e espaço cultural

29 de Agosto 2022

A Câmara Municipal de Penela vai reabilitar a denominada “casa Freire Gravador” ou também popularmente conhecida como “casa da legião”. Localizado numa das principais entradas da vila, este edifício, de 1908 e de estilo art-deco, foi inicialmente destinado a habitação, encontrando-se degradado e devoluto, onde será criada a “Casa dos Saberes e do Território”.

Agora, a autarquia penelense “vai avançar para uma profunda reabilitação do espaço”, que pretende que venha “a acolher serviços administrativos, tendo ainda as valências de posto de turismo e de espaço para exposições e ateliês”, revela a edilidade em nota de imprensa.

“A obra vai manter o desenho geral das fachadas, de evidente valor arquitectónico, sendo adaptada a novas dinâmicas que melhor vão servir Penela”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos.

O autarca salienta que “este renovado edifício será colocado ao serviço dos munícipes e dos visitantes do concelho, potenciando e conservando o património existente e dignificando a recepção de turistas e a dinamização de nova oferta cultural”.

A empreitada foi consignada à empresa Veiga Lopes, S.A., que venceu o concurso público, num investimento de 464.783,25 euros, com um prazo de execução estimado de 420 dias.

A edilidade salienta que “as alterações necessárias foram criteriosamente estudadas para que o edifício e a sua originalidade não fossem desvirtuados, sendo que a intervenção incidirá na redefinição do espaço interior, na substituição e reforço de elementos estruturais, e nas infra-estruturas e acesso para pessoas com mobilidade condicionada, numa área total de construção de 360m2”, remata.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM