28 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Leiria oferece projecto a instituições do concelho para novas creches

2 de Agosto 2022

A Câmara de Leiria elaborou um projecto tipo para a criação de creches que está a disponibilizar a instituições do concelho que vão avançar com esta resposta social, anunciou hoje a autarquia.

“Um projecto de ‘creche-tipo’ criado pelo Município de Leiria vai ser implementado no concelho na sequência da aprovação de candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento total de 1,8 milhões de euros que resultará na oferta de mais de 200 lugares”, lê-se numa nota de imprensa da autarquia.

Segundo a nota, “o Município desenvolveu um ‘projecto tipo’ para a resposta social de creche, que foi disponibilizado às instituições que pretendessem candidatar-se com este modelo, estando disponível para outras entidades congéneres do concelho, que, desta forma, beneficiam de uma redução dos custos relativos à elaboração dos projectos e ainda ganhos de tempo”.

Das cinco candidaturas aprovadas até agora no âmbito do PRR, três instituições vão beneficiar deste projecto tipo para a instalação de creches, a Academia Cultural e Social da Maceira, o Centro Social Paroquial Paulo VI e da Associação de Desenvolvimento e Bem-Estar Social da Freguesia da Barreira.

Outras duas, com apoio do PRR para a mesma resposta, são a Fundação Santa Margarida do Arrabal e a Associação de Desenvolvimento Social da Loureira, “esta última a quem o Município cedeu uma escola desactivada para implementação de uma creche”.

“Ainda que o PRR financie os projectos a 100% com base na estimativa inicial, o Município de Leiria, consciente do esforço financeiro que as instituições irão ter para a realização destas obras, em virtude da escalada de preços, definiu critérios de apoio”, o que poderá envolver um investimento municipal global na ordem dos 600 mil euros, refere a autarquia.

Citada na nota de imprensa, a vereadora do Desenvolvimento Social, Ana Valentim, destaca que as novas creches assumem “grande importância” no concelho, “onde se tem verificado um forte aumento de procura, resultante da atractividade de Leiria para jovens casais que escolheram este território para darem seguimento aos seus projectos de vida”.

O Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, a designada “bazuca”, tem o valor de 16,6 mil milhões de euros – 13,9 mil milhões de euros em subvenções e 2,7 mil milhões de euros em empréstimos.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM