O Município de Soure acolheu o 4.º Encontro do Grupo de Trabalho “Brincar na Cidade Educadora”, no âmbito da sua integração na Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.
Durante o dia, representantes de vários municípios do país tiveram a oportunidade de participar em momentos de reflexão, debate e partilha em torno do tema “Crescer a Brincar na Rua”.
Os trabalhos contaram com a comunicação “A Cidades das Crianças… Era, não era?”, pelo urbanista Frederico Moura e Sá, e “Brincar é coisa séria: brincar como factor de promoção da autonomia da criança e seu impacto no desenvolvimento ao longo da vida” pela psicóloga e fundadora do projecto Psicóloga dos Miúdos, Rita Castanheira Alves, bem como a apresentação dos projectos “Brincar de Rua” da Associação Ludotempo e “Brincapé” da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI).
Este grupo de trabalho surgiu de uma proposta do Município de Torres Vedras, tendo como objectivo a promoção de boas práticas e conhecimento sobre a importância do Brincar como um direito e como uma oportunidade para as crianças apreenderem o sentido do mundo à sua volta. Soure é um dos 33 territórios nacionais que integram este grupo, fazendo ainda parte de outros grupos de trabalho direccionados para a Educação ao Longo da Vida.
Recorde-se que a autarquia aderiu “à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e, consequentemente, à Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras no ano de 2018, no âmbito das suas políticas educativas, uma vez que procura continuamente integrar projectos e desenvolver medidas que beneficiem a comunidade e, particularmente, as crianças, jovens e suas famílias”, reforça a edilidade em nota de imprensa.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM