A empreitada de requalificação da piscina municipal de Vila Nova de Anços está finalmente concluída e o equipamento deverá abrir portas em finais de Setembro próximo, confirmou ao TERRAS DE SICÓ o presidente da Câmara de Soure, Mário Jorge Nunes.
Tratou-se de um investimento de cerca de um milhão de euros que requalificou e modernizou todo o espaço, apostando fortemente na eficiência energética, esta alvo de uma candidatura aprovada a fundos comunitários, no montante perto de 300.000 euros. A autarquia recorreu a financiamento bancário para colmatar o valor restante da obra.
A piscina está encerrada desde 2018, quando os estragos provocados pela tempestade ‘Leslie’ vieram agravar a necessidade de uma intervenção já anteriormente identificada e estudada.
“O projecto inicial visava a eficiência energética, com substituição dos equipamentos e da tecnologia, e uma interferência mais limitada na infra-estrutura. A tempestade ‘Leslie’ agravou as condições da piscina, obrigou ao seu encerramento total e a reajustar o projecto aumentando a área de intervenção”, recorda o autarca.
Sobretudo, as consequências da crise pandémica covid-19 vieram atrasar em cerca de um ano e meio a conclusão dos trabalhos. “Foi uma empreitada difícil, mas que chegou a bom termo e isso é uma excelente notícia”, salienta Mário Jorge Nunes.
A “nova” piscina de Vila Nova de Anços terá a mesma tipologia todo o ano, funcionando num conceito energético de estrutura totalmente coberta.
“O objectivo é funcionar muito virada para a saúde e bem-estar da população, para a utilização colectiva, não colocando de parte a iniciativa individual, muito na expectativa do que já foi anteriormente, muito utilizada pela população sénior, com acções dirigidas por profissionais ligados à hidroginástica, hidroterapia, à fisioterapia e à educação física, entre outras. Vamos também associar uma área que terá um ginásio, que iremos tentar concessionar, e que funcionará como complemento à actividade de utilização da prova”, antecipa o autarca, frisando que as piscinas “serão entregues à dinâmica social do concelho”.
Com a obra concluída, seguem-se os ajustes técnicos e logísticos, contando a autarquia abrir as portas do equipamento no final de Setembro.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM