11 de Fevereiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Exposição a incêndios “comporta riscos para a saúde”, alerta unidade de saúde

14 de Julho 2022

A exposição próxima ao cenário de incêndio comporta riscos importantes para a saúde, seja pelo calor acentuado (risco de queimaduras, desidratação, golpes de calor e esgotamento), pelo risco de traumatismos (quedas, transporte de materiais, circulação de veículos, quedas de árvores) ou pela inalação de ar poluído (dificuldade respiratória aguda, que pode ser grave, e descompensação de patologia respiratória crónica), alertou hoje a Unidade de Saúde Pública do ACES Pinhal Litoral, aconselhando as pessoas não treinadas no combate a incêndios a manterem-se afastadas do local, “por salvaguarda da própria saúde e segurança, e para não perturbarem os trabalhos no teatro de operações”.

A onda de calor que se regista na Península Ibérica desde o final da última semana, associada a uma massa de ar quente e seco trazida do leste da Europa pelo anticiclone dos Açores, tem resultado em elevações muito acentuadas das temperaturas médias em todo o País.

Por esse motivo, foi declarada a situação de contingência desde as 00h00 de 11 de Julho, para todo o território continental. O concelho de Pombal encontra-se em alerta vermelho, associado ao nível máximo de incêndio no território e desde o passado dia 8 que vários incêndios têm assolado o concelho de Pombal, com mobilização importante de meios, coordenados pelos Serviços Municipais de Emergência e Protecção Civil.

A conjugação do calor extremo, com vento e valores baixos de humidade relativa do ar, além de potenciarem o perigo de incêndio, colocam riscos para a saúde da população. Por esse motivo, é fundamental que a população esteja informada acerca das formas de minimização do impacto do calor e de salvaguarda da sua saúde, perante temperaturas extremas.

Perante a onda de calor, aquela unidade lembra as principais medidas recomendadas pela Direcção-Geral da Saúde, no âmbito do Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Verão, nomeadamente, aumentar a ingestão de água e de sumos de fruta natural, mesmo sem ter sede; evitar bebidas alcoólicas e bebidas com elevados teores de açúcar; fazer refeições leves e mais frequentes, com reforçado conteúdo em água; evitar a exposição às horas de maior calor, permanecendo em casa com sombra no interior, ou em espaços climatizados como centros comerciais; usar protector solar nos períodos de exposição solar obrigatória, com renovação assídua; tomar duches de água fria ou tépida, sobretudo nos períodos de maior calor, mas evitando mudanças bruscas de temperatura; usar roupas leves, largas e frescas, preferencialmente de cores claras, bem como chapéu e óculos de sol; e diminuir os esforços físicos, sobretudo nas horas de maior calor.

“Estas medidas são particularmente importantes nos grupos mais vulneráveis ao calor, nomeadamente as crianças nos primeiros anos de vida, os idosos, as pessoas acamadas e as pessoas com doença crónica (como diabetes, doença cardiovascular, respiratória ou renal)”, refere a DGS.

Em caso de necessidade de saúde, os utentes devem privilegiar, sempre que possível, os meios de avaliação não presencial, nomeadamente a Linha SNS24 – 808 24 24 24 – e a Linha de Emergência Médica – 112.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM