17 de Junho de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Bodo está na ‘liga dos campeões’ das festas regionais

1 de Julho 2022

Espectáculos, desporto, tradição, mostra económica, diversão, cultura, religião, encontros e reencontros. Estão reunidos os ingredientes para o regresso das seculares Festas do Bodo, que se realizam de 28 de Julho e 2 de Agosto, em Pombal.

Após dois anos de interregno, devido ao contexto pandémico, aquelas que são consideradas a “Liga dos Campeões” das festas mais vividas pela comunidade pombalense, mantem a sua matriz: “festa do povo para o povo”. A organização, a cargo da autarquia, da empresa municipal PMUGest e da Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal (Adilpom), pretende que o evento “mantenha a popularidade, sem perder as tradições”.

Apesar da tradição, são esperadas novidades. Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal, revelou durante a apresentação do certame, que ocorreu a 27 de Junho, no Jardim das Tílias, que “o Bodo também é desporto”, e nesse campo destaca “o atletismo com a Corrida das Farturas e Caminhada do Bodo”, sendo que este ano “a tradicional Prova do Bodo vai homenagear um grande pombalense, figura mítica da cidade e enorme atleta, João Faria”, que passará a emprestar o seu nome ao evento que se realiza na tarde de sábado (30).

Em jeito de comemoração, “será realizado um jogo de futebol entre o Sporting Clube de Pombal e Biscarrosse, cidade francesa geminada com Pombal, ambas equipas a celebrarem este ano o seu centenário”. Para a manhã de domingo está reservado um passeio BTT – Circuito Fornos do Bodo.

“As festas mantêm a sua essência associada à devoção da Nossa Senhora do Cardal, o que faz com que haja uma forte ligação de toda a comunidade às celebrações religiosas, com o ponto alto a acontecer ao final da tarde do último domingo de Julho (31) com a celebração de Missa Solene em Honra da Nossa Senhora do Cardal, seguida de grandiosa procissão pelas ruas da cidade, com as tradicionais insígnias de todas as Capelas da Paróquia”, avança o autarca.

Quanto aos espectáculos musicais, serão distribuídos por dois palcos, ambos com entradas gratuitas. Pelo palco principal, instalado no Largo do Arnado, passa Dino D’Santiago, Pedro Abrunhosa, Wet Bed Gang, Anjos, Os Quatro e Meia (com as convidadas Bárbara Tinoco e Carolina de Deus), Micaela e Quim Barreiros. “Sem esquecer os artistas pombalenses, porque o Bodo é também uma mostra do talento local”, que abrem cada um dos espectáculos: Quinta-feira 12, GU.TA, Hora H e ISSA BELLA.

Por sua vez, durante os seis dias, as noites terminam ao som dos “Dj’s” Lino F, Vito M, Fifty, Angel Deejay & Nuno Fernandez, Smells Like 90’s, NS, Zanova, Xandi, No Maka, Kiko e Cazé.

Pelo palco instalado no Jardim do Cardal, passam Santos da Casa, Jubilate Deo (Orquestra Nacional de Jovens com Coro Municipal Marquês de Pombal e Coro Sinfónico Inês de Castro), Filarmónica Artística Pombalense com a participação de João e Ricardo Silva, Tiago Silva com a convidada Íris Silva, e Pé Fresco. Já os populares “Bailes na Pérgula” contam com a actuação dos teclistas Carlos Monteiro, Tomané, Artur João e John Mitchell.

Mantendo a tradição, a noite de domingo (31) no Jardim do Cardal será animada com o Festival de Folclore, onde participam o Rancho Folclórico e Etnográfico de Trancoso, Rancho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos (Abrantes), Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo (Matosinhos), Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Graínho e Fontaínhas (Santarém) e o Rancho Típico de Pombal.

E como “o Bodo é uma festa para famílias, será criado um Bodo dos Pequeninos, no espaço exterior às piscinas municipais”, com a instalação de uma quinta pedagógica e diversas actividades recreativas e lúdicas, com destaque para os concertos “Super Wings / Clube Panda” e “Banda Andrómeda”. Segundo o autarca, a instalação de uma “quinta pedagógica é uma espécie de retomar do ‘Agro Bodo’, em ponto pequeno”.

No que toca à economia, “estamos a preparar vários espaços, onde é esperada a presença mais de 120 expositores, essencialmente empresas e produtores locais, que terão uma oportunidade para promover os seus negócios, produtos e serviços”. E destaca a “presença de diversas instituições e associações concelhias que, este ano no Jardim das Tílias, podem apresentar a todos os visitantes o trabalho e actividades que desenvolvem”.

Durante a sessão de apresentação Rui Marques, elemento da banda conimbricense Os Quatro e Meia, comparou o cartaz revelado, onde constam ainda outras actividades, como a realização do Capítulo da Confraria do Bodo, exposições, animações de rua, arruadas, com o regresso dos gigantones, cabeçudos e grupos de gaiteiros, com “a Liga dos Campeões das festividades regionais e até mesmo nacionais”.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM