Na praia fluvial da Louçainha, em Penela, serão hasteados, esta manhã, os galardões ‘Bandeira Azul’, ‘Praia Acessível’ e ‘Qualidade de Ouro’, numa cerimónia que assinala o arranque da época balnear.
Para além das já habituais ‘Bandeira Azul’ e ‘Praia Acessível’, da Associação Bandeira Azul, a praia da freguesia do Espinhal foi também este ano distinguida com o galardão ‘Qualidade de Ouro’, promovido pela associação ambientalista Quercus e que avalia exclusivamente a qualidade da água balnear.
A época de veraneio na Louçainha abre ainda sem a requalificação prevista para aquela praia fluvial. O concurso público para a execução da obra, lançado em 2021, não teve concorrentes à empreitada e a Câmara de Penela vai agora avançar com novo procedimento, procurando que os trabalhos se iniciem à entrada do Outono, de modo que estejam concluídos no Verão de 2023.
A requalificação compreende a ampliação das zonas de equipamentos, prolongando-os e melhorando-os, numa óptica de desenvolvimento sustentável de todo o espaço; e pretende ‘desenhar’ uma zona para lazer e colocação de toalhas, através de um ligeiro movimento de terras, criar um novo acesso pedonal, ampliar o edifício dos balneários, substituir o pavimento em torno da piscina natural, bem como efectuar um tratamento paisagístico do espaço. Na área do restaurante, está prevista a ampliação da esplanada e a melhoria do acesso à mesma.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM