9 de Dezembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Mata Mourisca dá a conhecer ‘calão’ de antigamente

1 de Julho 2022

O Largo da Igreja Paroquial da Mata Mourisca volta a receber, entre hoje e domingo (3), as Tabernas da Mata Mourisca. Depois de dois anos de interregno, devido à pandemia por covid-19, esta edição “mantêm todas as características iniciais, ainda que estejamos a preparar algumas surpresas”, revela José Cavaleiro, da organização. O objectivo de cativar o público pela “gastronomia e tradição” é o mesmo.

Para este ano a organização, formada por dois membros de cada uma das associações locais, decidiu “não alterar em nada o programa de animação projectado para 2020”, de forma a “garantir os compromissos que já tínhamos celebrado”, por isso “na altura em que fomos obrigados a cancelar o evento decidimos que no retomar das Tabernas seria dada prioridade aos artistas escolhidos anteriormente”. À semelhança do que já vinha a acontecer, a aposta recai num programa amplo e variado “de forma a chegar a vários públicos diferentes”, e se há actividades voltadas para os visitantes com uma faixa etária mais avançada, as noites de sexta-feira e de sábado querem corresponder aos anseios de diversão dos mais jovens.

Das novidades apontadas por José Cavaleiro, destaca-se a criação de dois espaços distintos para a exposição e venda de artesanato. “A covid não desapareceu, e por isso queremos assegurar condições de higiene e segurança, que permitam, essencialmente, o distanciamento social”, desta forma “resolvemos criar um espaço apenas para a exposição de artesanato, onde destacamos a mostra de trabalhos de João Ferreira, artesão local, e um espaço de venda de artesanato” onde se pode encontrar a tradicional cestaria, trabalhos de madeira ou de costura criativa.

No entanto, a grande novidade passa pela apresentação do “Calão da Mourisca”, um “trabalho de levantamento histórico muito profissional que tem sido feito pela União das Freguesias, e que diz respeito ao ‘calão’ utilizado antigamente pelos negociantes de gado, para que o público não percebesse o que estavam a dizer”, revela José Cavaleiro. “Estamos numa terra com grande tradição no que diz respeito aos negócios de gado, por isso acreditamos que não há melhor lugar para fazer esta apresentação”, que posteriormente “será editado em livro, em jeito de ‘dicionário’”, revela.

Nomes como ‘Toca sem Dó’, Diapasão, Big Jovem, David Antunes, Camisas Negras, DJ Usados com Garantia ou DJ Menasso vão passar pela Mata Mourisca e prometem aquecer as noites de Verão, mas durante o dia também há muito para ver… e fazer! Os visitantes podem degustar pratos típicos da região, como o galo da cabidela, ou o leitão de churrasco, “confeccionados pelas associações locais”.

Para além dos momentos de animação, onde falta ainda referir o Festival de Folclore, que se realiza ao início da noite de amanhã (2), ou o desfile e actuação de marchas populares, agendado para a noite de domingo (3) “que costuma ser um dos pontos altos”. Este ano a organização voltou a apostar também na quermesse animal, um dos ex-libris do certame: onde é possível ganhar gatinhos, vitelos, porcos, pintainhos, coelhos ou animais caprinos, que vão estar em exposição durante todos os dias do evento, em paralelo com a exposição de animais, numa forma de homenagear os “comerciantes de gado que antigamente existiam na Mata Mourisca”.

Assim, as ‘Tabernas da Mata Mourisca’ dispensam apresentações e seguem com o desejo de “promover e a divulgar o que de melhor se faz na nossa terra a nível gastronómico, artesanal, cultural, social e musical”, remata.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM