15 de Março de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Futsal: Academia de Desportos de Condeixa atinge projecção nacional

2 de Julho 2022

O projecto encabeçado por Arlindo Matos, que há mais de uma década deu vida ao futsal de formação em Condeixa, vive o momento de maior relevo. A equipa de sub-17 (juvenis) da Academia de Desportos de Condeixa (ADC) acaba de assegurar a subida ao campeonato nacional daquele escalão, a que juntou a conquista da Taça Nacional.

“Foi fantástico, o passado fim-de-semana foi incrível, com muitas emoções e o culminar de um processo que vem de 11 anos de trabalho, embora só dois como ADC”, refere Arlindo Matos, líder da Academia.

Corria 2011 quando o dirigente e treinador colocou a ideia em curso e criou a Academia de Futsal de Condeixa, centrada em proporcionar aos mais jovens a aprendizagem e a prática da modalidade.

A posterior parceria com o Núcleo de Condeixa do Sporting Clube de Portugal foi mais um passo na afirmação e consolidação de um projecto cada vez com mais equipas e mais atletas.

Até que em 2020, em plena pandemia covid-19, o processo avança para a criação de um novo clube, a Academia de Desportos de Condeixa, que mantém o foco no futsal, mas que nos últimos tempos chamou também para si o atletismo.

O trabalho começa agora a dar frutos… nacionais. “Tínhamos a intenção de mais cedo ou mais tarde conseguirmos começar a colocar escalões de formação no patamar nacional”, admite Arlindo Matos.

“Grande parte dos atletas [da equipa sub-17] são prata da casa, já estão connosco há sete, oito, nove anos, e nos últimos anos a equipa técnica do João Oliveira e Filipe Tenente levou-os a este patamar e a este grau de exigência que culmina com a subida ao campeonato nacional e com a cereja no topo do bolo que foi a conquista da taça”, elogia o presidente da ADC, não esquecendo que aquela formação arrecadou também os três troféus distritais em disputa esta época (campeonato, taça e supertaça).

Depois dos festejos do feito alcançado, “estamos a baixar à terra e a perspectiva outras condicionantes que este resultado nos vai trazer agora”, nomeadamente financeira, de recursos humanos e de “aumento da nossa responsabilidade e capacidade de podermos manter o que conseguimos conquistar”.

“Não vão ser estes sucessos que nos vão desviar daquilo que é o nosso ADN, a nossa essência, que é uma escola de formação”, reafirma Arlindo Matos, salientando o propósito de “manter essa filosofia”.

O passo agora alcançado obriga a olhar para a vertente financeira de uma outra forma, mas “vamos continuar a fazer o que temos feito ao longo dos anos, que é procurar parcerias que se revêm neste projecto, no que estamos a promover em nome de Condeixa e por Condeixa”.

“Há sempre as dificuldades porque qualquer clube passa, mas vamos tentando gerir da melhor maneira que pudemos e sabemos, e até agora o projecto está sustentado e controlado e é esse o caminho que queremos continuar a trilhar”, frisa o dirigente.

A par do futsal, a ADC começou no último ano uma “aposta ganha” no atletismo, já com alguns bons resultados obtidos, estando em avaliação o evoluir da modalidade no clube, “onde estamos e onde queremos e podemos chegar”.

No total, a ADC envolve já cerca de 160 atletas, “um número interessante”, regista Arlindo Matos.

Arlindo Matos, o homem do leme

Arlindo Matos, 52 anos, dirigente, treinador, a “alma” do projecto, centrado no futsal, que pé ante pé se foi cimentando e que tem na subida de uma equipa a um campeonato nacional o seu momento mais significativo até agora. “Sinto-me extremamente orgulhoso pelas pessoas que estão envolvidas e principalmente pelos jovens que a ano que passa vemos crescer, ajudá-los não só na vida desportiva, mas também na vida pessoal, e também a envolvência que todo este projecto está a ter com os pais, com a comunidade, com as instituições. Acho que esse é o maior campeonato que pessoalmente posso conquistar, é ver um projecto que é de todos”, enfatiza o líder da ADC, sustentando que “somos uma vila tão pequena que acho que o sucesso de qualquer instituição é o sucesso de Condeixa, o sucesso de toda a gente, seja em que modalidade for”. Para Arlindo Matos, “temos de cada vez mais cultivar a visão de que o sucesso de um é o sucesso de todos e devemos partilhar essa forma de ver o desporto em Condeixa”, sustenta.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM